Getting your Trinity Audio player ready...
|
Faltando poucos dias para o fim do prazo, cerca de 20 milhões de brasileiros ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025. Até as 18h desta segunda-feira (19), a Receita Federal havia recebido pouco mais de 26,6 milhões de declarações, o que representa 57,78% do total esperado. O prazo final para envio termina no dia 30 de maio, às 23h59.
Entre os contribuintes que já enviaram o documento, 64,9% terão direito à restituição, enquanto 19,2% deverão pagar imposto. Outros 15,9% não têm valores a pagar ou receber. A maioria optou por preencher a declaração no programa de computador (83,3%), enquanto outros utilizaram o serviço online (11%) ou o aplicativo Meu Imposto de Renda (5,8%).
A declaração pré-preenchida, que facilita o processo ao importar automaticamente dados disponíveis na base da Receita, foi usada por 48,1% dos contribuintes. A opção pelo desconto simplificado também tem sido a preferida, presente em 56,4% dos envios. Neste ano, houve atraso na liberação dos dados da pré-preenchida devido à greve dos auditores da Receita Federal.
Estão obrigadas a declarar pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024, ou que tiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440. Contribuintes com até dois salários mínimos mensais estão isentos, exceto se se enquadrarem em outros critérios. A expectativa da Receita é receber 46,2 milhões de declarações até o fim do prazo.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
STF já condenou mais de 600 por atos golpistas de 8 de janeiro
Vitória recebe o Confiança em jogo decisivo no Barradão
Policiais do 12º BPM prendem suspeitos de tráfico no Sítio Verde