17 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Conheça a tecnologia que faz Salvador poupar 7 milhões de papéis e 700 árvores por ano – Jornal Correio

A pandemia da covid-19 exigiu que a tecnologia fosse uma aliada, para evitar o contato físico e contágio pelo vírus. A fim de modernizar as demandas internas, a prefeitura de Salvador implantou o eSalvador, plataforma que transpôs todas as aberturas de processos para o mundo virtual. Um ano após a implementação do sistema, houve uma economia de 7 milhões de páginas, ou seja, quase 700 árvores deixaram de ser desmatadas. Além disso, houve uma redução no tempo de processos de licitação em 40%.  
É através dessas licitações eletrônicas que a prefeitura conseguiu comprar, mais rapidamente, os equipamentos para o combate à pandemia na cidade – máscaras, seringas, respiradores, curativos, equipamentos médicos e hospitalares. Segundo o secretário de gestão municipal Thiago Dantas, esse menor período de tempo promoveu uma maior agilidade e produtividade no trabalho dos servidores públicos e, consequentemente, dos serviços prestados aos cidadãos.  
“A gente saiu de um período de duração média de processo licitatório de, aproximadamente, 150 dias, para abaixo de 90 dias. O fato de o processo chegar virtualmente torna ele possível de ser rastreado em um grau muito maior que o processo físico, porque cria um senso de urgência e precisa ter uma resposta mais rápida. E, por consequência, ganhamos em produtividade e celeridade”, explica Dantas.  
O eSalvador começou a ser usado, em projeto piloto, em março de 2020, pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge). A partir de setembro de 2020, todas as 33 secretarias da prefeitura adotaram o sistema. Em 365 dias, 160 mil processos foram recebidos. A média diária, segundo a Semge, é de 600 a 700 processos. Antes, 2020, apenas 50 mil conseguiam ser homologados fisicamente por ano. Ou seja, houve um aumento de 220% no número.  
Para o prefeito, Bruno Reis, essa mudança faz parte do projeto de trazer mais sustentabilidade à gestão. “Um dos principais pilares da nossa gestão é o desenvolvimento da tecnologia e inovação, para oferecer mais agilidade, eficiência, transparência, conforto e economicidade nos serviços prestados aos cidadãos, através do ambiente digital. O eSalvador é um exemplo disso”, destaca o prefeito Bruno Reis. 
O software foi desenvolvido pela própria equipe da prefeitura, ou seja, não foram gastas verbas públicas extras. A transposição para o eletrônico foi, inclusive, o que tornou possível o trabalho dos servidores municipais durante a pandemia do novo coronavírus.  

“O sistema foi implantado durante a pandemia, em que tínhamos uma política de estimular o trabalho home-office. Sem essa ferramenta, isso não seria sequer possível. Essa otimização passou a ser algo extremamente valioso e imprescindível nesse contexto, porque permitiu que os setores continuassem trabalhando com um menor grau de exposição ao vírus”, ressalta Thiago Dantas. 
O secretário ainda pontua que a eliminação dos papéis traz uma economia de espaço, pois menos estantes e armários são requeridos. O processo de virtualização dos documentos antigos ocorrerá aos poucos, mas ele estima que, até o final de 2023, os processos físicos sejam extintos. “Ao fim desse primeiro ciclo de quatro anos, se eles não forem extintos, serão quase raridade na prefeitura”, prevê Dantas.   
O eSalvador é usado por mais de 56 mil servidores e a secretaria recordista de processos é a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com mais de 42 mil, seguida da Semge. Os processos mais comuns são liberação de equipamento médico-hospitalar, curativo, fralda, regulação, além de informações judiciais e pagamento de fornecedores e férias. Futuramente, a prefeitura pretende implantar o sistema em Vitória da Conquista e Feira de Santana.  
*Sob orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro 
***
Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.
Boletim da Sesab traz ainda balanço de recuperados, vacinados e oferta de leitos
Boletim da Sesab traz ainda balanço de r…
Estratégia será retomada na segunda, com públicos e locais a serem divulgados
Estratégia será retomada na segunda, com…
Material inclui duas "caixas misteriosas" que viriam de navio nazista
Material inclui duas "caixas misteriosas…
No momento da abordagem, ele ainda tinha drogas e munições na mochila
No momento da abordagem, ele ainda tinha…
Agenda Bahia

Casacor

Simulados e vídeo aula …

Destinos

Eu, Corredor

source

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp