24 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Autonomia, acessibilidade, inclusão, saúde, lazer e muito mais. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133, em 14 de julho de 2005, e é comemorado desde 1982. 21 de setembro foi escolhido por marcar o início da primavera, época do renascimento das plantas, trazendo a simbologia de renovação e de luta pela vida.

Divulgação

Essa data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais como forma de ampliar a discussão das políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária.

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, esta data é representativa para quase um quarto da população brasileira, que luta por seus direitos e busca sair da invisibilidade social.

A Lei Brasileira da Inclusão (LBI), Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu art. 4º, determina que ”toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. (Ascom)

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp