16 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Governo Federal entrega 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas – Portal Brasil

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Notícias
Etnodesenvolvimento
A entrega das chaves ocorreu durante um “Dia de Campo”, no qual foi ofertada capacitação aos agricultores indígenas. – Foto: Isac Nóbrega/PR
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, realizaram nessa quinta-feira (19), em Cuiabá (MT), a entrega simbólica de 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas de diferentes regiões do país. A iniciativa beneficiará mais de mil famílias indígenas, fortalecendo projetos voltados ao desenvolvimento sustentável nas aldeias.
A entrega das chaves ocorreu durante um “Dia de Campo”, no qual foi ofertada capacitação aos agricultores indígenas que irão operar as máquinas. Ao todo, a Funai investiu R$ 2,6 milhões na aquisição dos equipamentos. Algumas das etnias que serão contempladas são Terena (MS), Guarani Kaiowá (MS), Xavante (MT), Tabajara (PB), Fulni-ô (PE), Kambiwá (PE), Tupari (RO) e Umutina (MT). A expectativa da Funai é destinar outros R$ 2 milhões para a compra de novos tratores nos próximos meses.
Em sua fala, o Presidente da República destacou o direito dos indígenas de produzirem. “Não há valor maior do que a liberdade. A liberdade não tem preço. E nós temos o dever de dar essa liberdade para que o indígena possa produzir, deixar de ser um cliente do estado, e, assim, contribuir com sua comunidade e com o país. Devemos respeitar essa vontade dos indígenas”, ressaltou.
Para Xavier, iniciativas como essa são essenciais para o alcance da autonomia dos indígenas. “No âmbito do etnodesenvolvimento, impulsionamos iniciativas que envolvem a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas e maquinário agrícola. Em uma iniciativa inédita, adquirimos 14 tratores, 14 grades aradoras e 14 carretas para trator. Os equipamentos vão permitir às comunidades indígenas manter e ampliar a produção agrícola. A entrega simbólica deste maquinário ocorre neste evento, como um marco do compromisso do Governo Federal com a promoção do etnodesenvolvimento, por meio de medidas práticas e efetivas em prol das comunidades indígenas”, afirmou.
O Dia de Campo integrou a programação do Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade – etapa Centro-Oeste, realizado em Cuiabá desde a última terça-feira (17). Promovida pela Funai em parceria com a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), a iniciativa segue até esta sexta-feira (20). O objetivo é disseminar, avaliar e propor políticas de etnodesenvolvimento para os indígenas.

Com informações da Fundação Nacional do Índio

source

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp