6 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Lançamento de portal mobiliza debate sobre transformação digital no Estado


Foto: Divulgação

Como as novas tecnologias digitais estão transformando a gestão pública estadual? Que vantagens essas mudanças trazem para o cidadão? A partir de agora, os interessados em obter informações sobre o tema terão à disposição o endereço eletrônico do Portal da Transformação Digital. Iniciativa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), o site foi lançado na manhã desta quarta (22) durante uma live que conciliou atrações musicais do projeto Neojiba e apresentações sobre o tema da transformação digital.

“O governo com foco no cidadão precisa avançar em transformação digital: este é um caminho sem volta que já está sendo trilhado pelo governo baiano, e o lançamento deste portal é mais um passo nesta direção”, afirmou o secretário da Administração, Edelvino Góes, durante o evento.

Na visão do chefe da pasta, os desafios trazidos pela pandemia impulsionaram ainda mais as ações na área, mas esses desafios apenas puderam ser vencidos graças a projetos estruturantes nos quais o governo baiano já vinha investindo nos últimos anos. Como exemplo, ele citou sistema de tramitação eletrônica SEI Bahia, a plataforma de serviços públicos digitais SAC Digital e o software RH Bahia, que automatizou mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

Números musicais

Outro destaque do evento foram os números apresentados pelo Coro Juvenil e o Núcleo de Cordas Dedilhadas da Neojiba, direto da sede do programa, no Parque do Queimado, na Liberdade. Além de interpretar composições como “Pelo telefone” (Gilberto Gil) e o movimento “A Primavera”, da peça “As Quatro Estações” (Vivaldi), o projeto contribuiu com reflexões sobre a transformação digital. “Quando a pandemia se iniciou, nós não precisamos fazer grandes malabarismos para, em menos de 24 horas, estarmos com quase 90% das nossas atividades de volta: ensaiando, tendo aulas, ouvindo uns aos outros e nos conectando”, resumiu o diretor Eduardo Torre.

Governo digital

Já os consultores Diego Ribeiro e Jaime Gama, do Grupo Gartner, proporcionaram uma visão dos avanços que a transformação digital vem proporcionando aos governos, dando destaque para o trabalho de assessoria técnica que a empresa internacional vem prestando ao governo baiano nesta área. “Os governos começam a entender que é preciso mudar a sua maneira de se relacionar com o cidadão: não se trata apenas de prestar serviços de forma mais rápida e eficiente, mas de modificar a experiência do cidadão”, sentenciou o consultor Jaime Gama

Já o superintendente de Gestão e Inovação, Anderson Prazeres, proporcionou ao público uma visão da história da informação e da comunicação, desde as pinturas rupestres, na Pré-História, até os avanços tecnológicos contemporâneos que prometem diluir, no futuro, as fronteiras entre o ser humano e as máquinas. Neste percurso, destaque especial foi dado ao governo digital.

“Um dos pilares do governo digital é promover transparência e accountability, a prestação de contas ao cidadão, e é este papel que será desempenhado pelo Portal da Transformação Digital”, resumiu o superintendente, ao ressaltar também que o site pretende comunicar, de forma “clara, objetiva e simples” os ganhos em comodidade, facilidade e simplicidade proporcionados pelas tecnologias digitais.

Fonte: Ascom/Saeb



Source link

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp