6 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Obras de requalificação de ruas e passeios valorizam o Centro Antigo de Salvador


O Centro Antigo da capital baiana está recebendo obras de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhorias na acessibilidade em toda a região. Essas intervenções fazem parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, elaborado e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com o objetivo de oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para as pessoas que estudam, trabalham ou fazem lazer na região.

No total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador. A maioria dessas vias nunca havia passado por qualquer tipo de melhoria. Entre as ruas recuperadas estão a Cruz Machado, Diogo Dias, Fernão Cardim e Corpo Santo.

Segundo Ângelo Bastos, engenheiro da Conder, os investimentos na região da Calçada/Comércio são da ordem de R$ 28 milhões. “São 17,3 mil metros lineares de ruas e 44 mil metros quadrados de calçadas, onde se inclui o sistema de acessibilidade, como rampas, piso tátil e travessas elevadas para idosos, pessoas com deficiência visual, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e carinhos de bebê”, afirma.

Outras vias importantes de acesso ao Comércio já foram revitalizadas, como a Ladeira da Montanha, Avenida da França e Avenida Estados Unidos. O projeto também inclui bairros como Campo Grande, Politeama, Nazaré, Barbalho, Macaúbas, Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Tororó.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Com as obras nas ruas e passeios, o Governo do Estado contribui para o fortalecimento dos negócios, valorização dos imóveis e atração de novos empreendimentos para a área, que, quando construída, foi projetada para ser o centro econômico da cidade.

“O meu comércio ficou com melhor visibilidade. O ambiente aqui da Rua do Corpo Santo está mais agradável, e os clientes chegam para consumir no bar sem medo e com mais frequência”, garante Marcelo Santos, dono de estabelecimento ao lado do Elevador Lacerda.

Patrimônio urbano

A Rua do Corpo Santo ganhou também um calçadão em piso intertravado, facilitando o acesso à Capela de São Pedro Gonçalves do Campo Santo, construção em alvenaria de pedra e cal, que abriga uma das esculturas barrocas mais importantes do Brasil: a imagem de Nosso Senhor da Redenção.

As intervenções promovem segurança e acessibilidade para moradores e turistas que podem transitar nas ruas com autonomia. É uma espécie de redescoberta do patrimônio urbano com a valorização, requalificação e reestruturação de áreas importantes, para atrair investidores e turistas à região.

Pelas Ruas do Centro Antigo
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O presidente da associação de empresários do Comércio, Jacson Sampaio, aprova a iniciativa. “É muito importante esse olhar atencioso para o bairro, pois sabemos que somos o antigo centro financeiro de Salvador. O desenvolvimento no Comércio amplia as nossas chances de vendas e quebra o modismo do consumo somente em shopping center, trazendo o público para a região”.

Repórter: Leiliane Fláu

O post Obras de requalificação de ruas e passeios valorizam o Centro Antigo de Salvador apareceu primeiro em Portal Gov Bahia.



Source link

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp