19 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Projeto prevê a mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros para Milton Santos – A Tarde On Line

Anuncie
A TARDE +
Contatos
Sex , 17/09/2021 às 18:54 | Atualizado em: 17/09/2021 às 19:37
Bianca Carneiro
Uma das vias mais movimentadas de Salvador, a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, poderá ter o nome alterado para Avenida Milton Santos. A mudança é objeto do Projeto de Lei 97/2021 de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e vem sendo apoiada por moradores e não-moradores do bairro.
Considerado um dos principais intelectuais do Brasil no século XX, Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Ele se formou em Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas se destacou mesmo pelos seus estudos em Geografia, chegando a ser o único brasileiro e o primeiro geógrafo fora do mundo anglo-saxão a conquistar o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel de Geografia.
Um dos motivos de querer renomear justamente a Avenida Adhemar de Barros com o nome do geógrafo se dá pela formação de Santos na Ufba, afirma uma das apoiadoras da mudança, a jornalista Christiane Gurgel. Ela, que mora em Ondina, em uma rua na transversal da avenida, é uma das responsáveis pela campanha no Avaaz e pelos perfis no instagram e facebook que defendem a iniciativa.
Christiane conta que se interessou pela pauta há aproximadamente sete anos atrás, quando soube pela primeira vez que a mudança estava sendo proposta. Na época, a iniciativa não vingou, e em 2021, ela decidiu integrar um grupo voltado a apoiar o PL para homenagear Milton Santos. Lançada ao meio-dia desta sexta-feira, 17, a campanha do Avaaz pela alteração de nome já chegou a 339 assinaturas da meta de 500, até o momento desta publicação.
Além da campanha, Christiane também mantém dois perfis nas redes sociais denominados ‘Avenida Milton Santos’. Em cada um deles, foi disponibilizado um perfil da vida de Milton Santos e de Adhemar de Barros a fim de justificar o pedido da alteração de nome.
Para a jornalista, não há nenhuma relação especial entre o político paulista Adhemar Pereira de Barros e a cidade de Salvador que justifique a homenagem que recebeu na capital baiana. Nascido em 1901, em uma família de tradicionais cafeicultores do estado de São Paulo. Barros foi prefeito da capital paulista, interventor federal e duas vezes governador do estado. Sua trajetória política foi marcada por grandes obras e numerosos escândalos de corrupção, que fizeram com que, nos anos 50, seus seguidores popularizaram o famigerado slogan “rouba, mas faz”.
“Acho que não faltam razões para mudar. Milton Santos foi um grande baiano e nunca recebeu de Salvador uma homenagem à sua altura. Já Adhemar de Barros foi governador de São Paulo, sem nenhuma relação relevante com Salvador e ainda era um político com várias denúncias de corrupção. É também a rua mais adequada, porque é onde se encontra a Ufba. Além disso, Salvador tem poucas vias importantes em homenagem às personalidades negras e isso não faz sentido em uma cidade majoritariamente negra. E agora é a hora de mudar: a avenida está em obras e já pode ser reinaugurada com o novo nome”, ressalta ela, que cita as obras realizadas na Avenida pela Prefeitura de Salvador.
O mesmo é dito pelo vereador Augusto Vasconcelos, autor do PL. “Milton Santos foi um dos maiores geógrafos da história do país, um intelectual brilhante. professor da Ufba, produziu livros, artigos científicos, deu grandes contribuições para a geografia em termos globais e não há um logradouro público de porte significativo para homenageie Milton Santos em nossa cidade. Enquanto na Ondina tem Adhemar de Barros que não tem nenhuma ligação com o nosso estado. Nada mais justo do que fazer a substituição”, argumenta Vasconcelos.
Imbróglio
Ainda em tramitação na Câmara de Salvador, o projeto de lei não define qual trecho exatamente da Avenida Adhemar de Barros seria alterado para se chamar Avenida Milton Santos. A proposta, do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), data de 15 de março deste ano.
O PL cita o histórico de Santos e sua contribuição sociocultural para o estado e afirma que o geógrafo é “uma figura muito mais representativa do povo baiano, que por sua vez reconhece seus feitos e se orgulha dele como conterrâneo do que Adhemar de Barros, cuja biografia não possui nenhum ponto de intersecção com a Bahia”.
Segundo Christiane, na primeira vez que foi enviado, o projeto foi recusado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O entendimento foi que já existia uma rua no bairro de Canabrava com o nome de Milton Santos e que esta seria homônima a Avenida, o que impediria a alteração de nomes. No entanto, o vereador recorreu da decisão e agora vai novamente ao plenário para votação por considerar que a rua citada não possui o mesmo porte da Avenida em Ondina.
“Importante ainda ressaltar que, em que pese já exista uma RUA com o mesmo nome, o presente projeto se propõe a alterar uma das mais importantes AVENIDAS de Salvador, logo, inexistindo a possibilidade delas serem consideradas homônimas”, afirma o PL.
“A Câmara alegou que já existe uma rua em Canabrava com esse nome, mas é uma rua pequena, sem saída, sem muita expressão. Uma avenida é maior que rua, não dá para comparar, e Milton merece reconhecimento", declara Christiane.
“Não é apenas uma troca formal de substituição de nomes. É reparação histórica. Homenagear Milton Santos na cidade que o projetou para o mundo é, sem dúvida, valorizar também Salvador e seu povo e a produção científica, notadamente a produção da Ufba”, diz Augusto Vasconcelos.
14/09/2021
Comissão ouvirá Milton Ribeiro após declarações polêmicas sobre inclusão na sala de aula
13/09/2021
Justiça determina condução coercitiva para aliado de Ricardo Barros depor à CPI da Covid
18/09/2021
Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional
18/09/2021
Salvador suspende vacinação contra a Covid-19 neste domingo
18/09/2021
Morre mulher de 31 anos baleada dentro de casa em Salvador
18/09/2021
Suspeitos de integrar facção criminosa são baleados em confronto na Federação
18/09/2021
Incêndio atinge área de vegetação no bairro do Rio Vermelho
18/09/2021
Salvador ganha programação especial pela Semana Nacional do Trânsito
18/09/2021
Avenida Tancredo Neves vai ter desvio no trânsito a partir deste sábado
17/09/2021
Salvador vacina adolescentes de 13 anos contra Covid-19 neste sábado
17/09/2021
Prefeitura de Salvador diz que 74 mil adultos ainda não foram se vacinar contra a Covid-19
17/09/2021
Protocolos para retorno de atividades esportivas serão publicados nos próximos dias
Salvador e região metropolitana
(71) 3533 0850
Demais localidades
0800 071 8500
Seg a Sex:7h às 19h
Sábado das 7h às 13h
canais e editorias
grupo a atarde
WhatsAPP
(71) 99601-0020
Redação:
(71) 3340-8800
Central:
(71) 3340-8500
Classificados:
(71) 3533-0855
conheça o a tarde+
Anuncie Publicidade
(71) 3340-8585/8560
publicidade@grupoatarde.com.br
anuncie classificados
(71) 3533-0855
classificados@grupoatarde.com.br
Copyright © 1996 – document.write(new Date().getFullYear()); Grupo A TARDE. Todos os direitos reservados.

source

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp