7 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Algoritmo do Twitter amplifica direita política, diz estudo

Reprodução; Shutterstock

O Twitter compartilhou os resultados do seu estudo sobre as inclinações políticas do seu algoritmo, indicando que tem tendência para amplificar conteúdo da “direita política”. A investigação foi iniciada em abril e teve como amostra sete países, com o estudo verificando esta inclinação política em seis dos territórios.

Os investigadores usaram ‘tweets’ de publicações de imprensa e de oficiais eleitos nos EUA, Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

Publicidade

“Em seis dos sete países, os ‘tweets’ publicados por oficiais eleitos da direita política foram amplificados pelo algoritmo, mais do que a esquerda política. Publicações de mídia de direita foram mais amplificadas comparando com as de esquerda”, compartilhou no Twitter uma das investigadoras, Rumman Chowdhury.

Apesar destas conclusões, a equipe de investigadores ainda não conseguiu identificar porque o algoritmo apresenta esta tendência. Chowdhury acredita que poderá estar relacionado com diferentes tipos de estratégia na rede social das duas alas políticas, indicando que uma investigação mais alargada poderá ajudar a perceber o porquê. (Notícias ao Minuto)

Baixe nosso aplicativo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp