1 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Câmara de Camaçari promove serviços e orientações de saúde para os servidores

Foto; divulgação

A Câmara Municipal de Camaçari promoveu, nesta quarta-feira (20/10), durante todo o dia, uma série de atividades voltadas para a saúde dos colaboradores. A programação faz parte das ações do Mês do Servidor e incluiu palestra sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, verificação de índice glicêmico, auriculoterapia, prática de auto percussão e alongamento.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Câmara, Mayana Valladares, a iniciativa mantém a essência das demais atividades realizadas durante o mês de outubro, cujo objetivo é proporcionar o bem-estar dentro e fora do ambiente laboral. “São ações importante para reforçar, junto aos servidores, a necessidade de cuidar da saúde e se prevenir contra o câncer de mama e outras doenças”, explicou.

Alguns dos serviços realizados nesta quarta resultaram de uma parceria com o Grupo Hapvida, que disponibilizou profissionais para proceder com exames rápidos de nível de glicemia e aferição de pressão arterial, além de realizar a distribuição de alguns brindes e reforçar as orientações relacionadas à Campanha Outubro Rosa.

Publicidade

E por falar na campanha de combate ao câncer de mama, um dos momentos mais instrutivos da manhã foi a palestra realizada no Plenário Osvaldo Nogueira, proferida pela enfermeira Renata Georgia, que se aprofundou no tema e tratou sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância de realizar exames de rastreamento, além do autoexame.

Outro serviço bastante requisitado foi a auriculoterapia, que também é uma das práticas integrativas e complementares utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), ofertada por meio de parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau). “Desenvolvemos esse trabalho na Unidade de Saúde da Família do Phoc III e hoje trouxemos para a Câmara para que os servidores conheçam e usufruam dos benefícios”, comentou residente em Saúde da Família, Thamyres Lima, explicando ainda que se trata de uma prática não invasiva proveniente da medicina tradicional chinesa.

Pela tarde, alguns serviços se repetiram, como a aferição de pressão arterial e a auriculoterapia. A novidade ficou por conta da prática de auto percussão, também originária da medicina tradicional chinesa, que utiliza as vibrações como aliada na liberação de toxinas e harmonização dos órgãos internos, músculos e tendões. (Ascom)

Baixe nosso aplicativo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp