1 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Câmara de Camaçari sedia seminário sobre guardas municipais e segurança pública

Foto; divulgação (CMC)

A Câmara de Camaçari sediou, na manhã desta quarta-feira (27/10), o IX Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública. O encontro aconteceu logo após a II Marcha Azul Marinho de Camaçari, que é um movimento voltado para a conscientização da população em relação à importância do desenvolvimento de políticas públicas de segurança, através do fortalecimento da Polícia Municipal em todo o país.

Segundo a idealizadora do movimento em Camaçari, a guarda municipal e diretora da ONG SOS Segurança da Vida em Camaçari, Jandira Barboza, entre os objetivos do seminário está a luta pela reintegração da Guarda Municipal de Camaçari, que foi desativada no ano de 1997. “Estamos aqui buscando apenas o direito de exercer a atividade para a qual fomos aprovados em concurso público. Fomos nomeados para exercer as funções de guardas municipais e essa é a nossa luta. Queremos o apoio da população e do Legislativo para que nossa instituição seja reativada e nosso trabalho seja efetivado no combate à criminalidade na nossa cidade”, declarou.

Publicidade

Os vereadores Gilvan Souza (PSDB), Tagner (PT) e Vavau (PSB) participaram do encontro e manifestaram apoio ao movimento, reforçando a importância da instituição como elemento essencial de combate à violência. “Estamos aqui sensíveis ao pedido da categoria e a Câmara está de portas abertas para o diálogo em favor desses servidores, pois a Guarda Municipal é um órgão que contribui muito para que a cidade seja segura e ofereça tranquilidade para os cidadãos”, declarou o vereador Gilvan.

Por sua vez, o vereador Vavau citou que outras cidades já possuem a Guarda Municipal consolidada. “Cidades inclusive menores do que Camaçari já possuem essa instituição tão relevante e nós não podemos mais não contar com esse reforço para a segurança pública da nossa cidade”, afirmou. Dos 417 municípios da Bahia, 218 já possuem Guarda Municipal em atuação.

O evento reuniu guardas municipais de diversos municípios baianos e representantes da corporação de outros estados, a exemplo do inspetor fundador da Guarda Civil Municipal de São Paulo, Maurício Domingues da Silva, conhecido como Naval. Na oportunidade, ele destacou que é preciso envolver a sociedade na luta pelo fortalecimento da Guarda Municipal, pois a mesma é determinante para o trabalho de prevenção da criminalidade. “Entendemos que nosso papel é fundamental para prevenir crimes e atos violentos e isso tem sido comprovado em cidades em que nossa atuação já acontece. Precisamos chamar à sociedade para apoiar essa luta dos guardas municipais de Camaçari”, finalizou.

Para reforçar o apoio à categoria, a Câmara vai realizar, na quinta-feira (28/10), Sessão Especial com o tema Violência Requer Prevenção. (Ascom)

Baixe nosso aplicativo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp