1 de dezembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Deputadas solicitam à SSP medidas de combate à violência contra a mulher no estado

Foto; divulgação

Deputadas estaduais e vereadoras de Alagoinhas participaram, na tarde desta segunda-feira (25), de uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

A pauta principal da reunião, agendada pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e pela bancada feminina da Câmara Municipal de Alagoinhas, foi a criação de uma política de enfrentamento à violência contra a mulher, com metas de redução dos casos, e a efetivação da lei n° 11.492, de agosto de 2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

Foto; divulgação

“É preciso desencorajar os agressores e, sobretudo, ter foco na redução dos feminicidos da Bahia. Os dados revelam um leve declínio, mas é preciso uma política mais vigorosa de enfrentamento à violência contra a mulher e também de ações que tornem efetiva a nova lei para que as mulheres se sintam respeitadas e encorajadas a participar da política”, destacou a presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, deputada Olívia Santana.

Publicidade

A deputada Neusa Cadore ressaltou que a audiência foi uma forma de mostrar o compromisso da comissão com a luta das mulheres. “Temos que acreditar na mudança dessa cultura machista, misógina e racista, na construção de uma história com mais igualdade para as mulheres”.

Também presente na reunião, a deputada Fátima Nunes lembrou da importância da escuta da SSP. “Existe uma necessidade real de um plano para o desenvolvimento de uma política pública de combate ao machismo e todas as formas de violência, em especial a violência doméstica. Vamos aguardar a criação desse plano pela SSP para que ele seja analisado e aprovado em uma próxima reunião”.

Como sugestão, foram encaminhados os seguintes pleitos: processo de qualificação para os policiais da Bahia sobre a efetivação da lei n° 11.492, facilitando o registro de ocorrências; a ampliação das delegacias especializadas e, no caso específico de Alagoinhas, que passa por um processo crescente de violência urbana e doméstica, foi solicitado o envio de parte dos policias que estão sendo formados para a cidade, como também novas viaturas.

Além das deputadas, também participaram da audiência as vereadoras de Alagoinhas Juci Cardoso, Luma Menezes e Jaldice Nunes. (Ascom)

Baixe nosso aplicativo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp