19 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Golpe do carro barato vêm crescendo em Conceição do Jacuípe

A Polícia Civil de Conceição de Jacuípe alerta sobre o golpe praticado por meio da plataforma OLX. No ‘’golpe’’ um estelionatário visualiza um determinado veículo e se mostra muito interessado. Para ‘’iludir’’ a vítima normalmente se utiliza de artifício tais como: Advogado (ganhou uma causa e o cliente vai lhe pagar com um determinado veiculo); empresário e outras formas para obter a confiança do vendedor.

A partir daí o falsário solicita que o vendedor retire o anuncio da OLX (afirmando que a compra já está praticamente fechada), bem como solicita mais fotos do carro e os documentos. Com isso o estelionatário cria uma nova página na OLX anunciando o mesmo veículo com preço inferior ao mercado.

Quando a 2ª vitima (atraído pelo preço inferior) entra em contato com o estelionatário, esse imediatamente entra em contato com o verdadeiro proprietário e passa a intermediar o negócio, inclusive combinando o encontro com o anunciador e o comprador.

Todavia, o estelionatário diz para cada (dos envolvidos) não tratar de valores entre si. Para o comprador ele afirma que o veículo está abaixo do preço porque existe uma dívida entre ele o anunciante verdadeiro (ou algo que o valha); para o vendedor diz que conseguiu um valor melhor (ou que possui outro negócio com o comprador).

Na maioria das vezes pede para um ou outro dizer que é seu parente. Por fim, o estelionatário indica uma conta (quarto envolvido) para o comprador realizar a transferência e o diz que em seguida o vendedor entregará o recibo e o veículo. Tudo isso no meio da transação entre ambos. Para o vendedor, o estelionatário afirma que irá fazer a transferência assim que receber do comprador; por vezes apresenta TED, DOC, PIX (tudo falso). Movidos pela ganância (comprar barato e vender mais caro) deixam de observar certas cautelas e acabam caindo no golpe.

O golpe normalmente vem sendo praticado por agentes de outros estados da federação (maioria Sul e Sudeste).

Apesar de todas as providências da Polícia Judiciária é IMPRESCINDÍVEL que TODOS tenham conhecimento dessa prática delituosa e evitem cair no golpe.

Medidas as quais devem ser observadas no momento da negociação:

1-  JAMAIS transfira valores para contas de terceiros. ATENÇÃO: Mesmo que o dono do veículo autorize NÃO AJA DESSA FORMA;

2- Verifique se em anúncios parecidos, há fotos idênticas em ambos. Se encontrar verifique se trata do mesmo anunciante;

3- Fique atento a fotos de veículos em paisagens diferentes ou desconhecidas da região anunciada;

4- Por fim, se for ver algum veículo esteja em ALERTA e pergunte logo de saída se há intermediário no negócio.

Caso identifique possível golpe, procure a Polícia com os dados passados pelo estelionatário (contatos, contas, etc..).

Contato: (75) 98354-1851 (WHATSAPP DA POLÍCIA CIVIL DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE)

Fala Genefax

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp