23 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Hoje (11), é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Foto; reprodução (Tudo em Dias)

Uma data mais que importante, essencial, para lembrar de um assunto que deve ser debatido não somente hoje (11), más todos os dias. Em 15 de abril de 1981, tendo João Batista Figueiredo, como presidente da república, a lei nº 2,795, foi instituída, tendo o 11 de outubro, sendo o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data tem como objetivo, a conscientização  da sociedade sobre as ações e políticas públicas, que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida, autonomia e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

Publicidade

Em Camaçari, o vereador Gilvan Souza (PSDB), tem defendido essa bandeira durante todos os seus mandatos como parlamentar. A inclusão social, a acessibilidade, oportunidade de trabalho e lazer, fazem parte de um novo modelo para combater a desigualdade e o preconceito que nem sempre aparecem no primeiro momento para as pessoas que tem deficiência física.

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física
Reprodução

Em diversos momentos, a câmara de vereadores de Camaçari, tem pautado temas em busca de ampliar o debate e uma melhor condição de vida das pessoas com deficiência. Essa tem que ser, uma pauta incansável de toda a sociedade.

Para se ter uma ideia, o levantamento feito pelo IBGE, em 2010, relatou que o Brasil possuía na época, 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 24% da população. Deste total, mais de 13 milhões são de pessoas com deficiência física (aquelas que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades. Em Salvador e Região Metropolitana 248.139 pessoas tem algum tipo de deficiência motora.

Para uma sociedade ser considerada evoluída, a inclusão e acessibilidade tem que fazer parte dela, não por piedade, más por obrigação de todos. Só assim, teremos uma evolução social, aberta e com respeito.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp