20 de outubro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Vereadores acompanham apresentação do Projeto Casa Soma Camaçari

Foto; divulgação (CMC)

Os vereadores de Camaçari acompanharam, na manhã desta quinta-feira (07/10), apresentação do Projeto Casa Soma Camaçari, que consiste em ações voltadas para o fomento da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos no município. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a empresa Braskem, a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc).

Apresentado pela gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, e pelo analista da multinacional, Mário Dias, o programa é baseado no princípio da fidelidade, em que a população leva os seus resíduos já separados e higienizados e entrega na Casa Soma, que já está funcionando em um contêiner instalado no estacionamento do Centro Comercial. Conforme entrega resíduos recicláveis, o cidadão acumula pontos, que poderão ser trocados por recompensas, que podem ser produtos ou serviços.

“As pessoas também poderão destinar essas recompensas para instituições sociais que trabalham na cidade. É um programa de incentivos mútuos, já que há uma cadeia de beneficiados, como empresas, cidadãos, instituições, cooperativas, dentre outros. Para nós, representa um incentivo ao consumo consciente”, reforçou Magnólia.

Baixe nosso aplicativo

O presidente da Câmara, vereador Júnior Borges (DEM), destacou a importância da inciativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade. “Esse projeto tem importância significativa para o município e até em um contexto global, já que todo lixo que produzimos acaba afetando o planeta como um todo. Quando fazemos essa coleta seletiva e essa reciclagem, trazemos benefícios para todo o planeta, além de ser um gerador de emprego e renda para nossa cidade”, afirmou. O parlamentar também parabenizou pelo local em que a Casa Soma foi instalada. “Fico feliz de ver esse projeto funcionando em um local tão importante e popular para nossa cidade que é a nossa feira. Isso ajuda na conscientização de todos os nossos cidadãos”, complementou.

Publicidade

O vereador Dr. Samuka (CIDADANIA) parabenizou a iniciativa pela responsabilidade social. “Nós que somos representantes da população ficamos satisfeitos com esse tipo de ação e já deixo aqui registrada a necessidade de levar esse projeto para a costa do nosso município, que conta com uma grande quantidade de catadores de material reciclável”, pontuou. O vereador Vavau (PSB) também parabenizou a ação e reforçou o pedido da extensão do projeto para a costa. “A dificuldade no transporte público deixa ainda mais evidente a necessidade de uma unidade desse projeto na nossa orla, já que os catadores enfrentam muitas dificuldades para se deslocar até a sede para fazer essa entrega de material”, complementou.

A Casa Soma funciona de segunda-feira à sábado, no estacionamento da feita de Camaçari, e recebe diversos tipos de resíduos, como vidros, plástico, alumínio, óleo de cozinha usado, dentre outros.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp