28 de novembro de 2021

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Adolescência – atividade física promove benefícios para a saúde do corpo e da mente

Reprodução

Não é nenhuma novidade que a atividade física é uma grande aliada para a nossa saúde física e mental. E os benefícios valem para qualquer faixa etária. Porém, na adolescência, as mudanças – físicas e mentais – são inúmeras, e as emoções ficam à flor da pele. Assim, se levarmos em consideração as vantagens psicossociais de uma vida ativa, observamos uma diminuição do estresse, dos sintomas da ansiedade, da depressão, e da tensão pré-menstrual (TPM). Além disso, melhora o humor, ajuda a aumentar a autoestima, e promove uma sensação de bem-estar, o que ajuda os adolescentes a ter mais motivos para acreditar que manter o corpo em movimento contribui para a melhoria da saúde. “São muitas emoções e sensações presentes no cotidiano de um adolescente: ansiedade, angústia, preocupações com o futuro, insatisfações, insegurança… assim, para manter uma boa saúde mental nesse período da vida, é preciso cuidar também do corpo. Dormir bem, se alimentar de forma adequada e praticar exercício físico regularmente. A prática de atividade física vai proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento aos jovens” , explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Publicidade

Os benefícios da atividade física nessa faixa etária são de fundamental importância para que na vida adulta, esse jovem permaneça em movimento. O nosso corpo foi feito para ficar em movimento! Segundo Danillo, é importante destacar que ser ativo fisicamente durante a adolescência ajuda a melhorar o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar. Além disso, contribui para um melhor desenvolvimento ósseo, muscular e no controle do peso corporal, diminuindo os riscos de desenvolver obesidade e outras doenças crônicas.

Quando nos exercitamos, o corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de uma atividade física. A liberação de endorfina – também conhecida como hormônio da alegria – ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o humor. Praticar uma atividade pode ainda ajudar a entender melhor sua própria identidade, pois ela ajuda a conhecer e a lidar melhor com o próprio corpo. Ajuda ainda a se desligar um pouco do celular e computador, além de ser uma excelente oportunidade de fazer amigos. Jovens que não estão acostumados a praticar exercício físico podem se sentir desmotivados após começar alguma atividade. Para que isso não aconteça, é importante escolher uma modalidade com a qual o adolescente tenha afinidade e adaptar os horários dos exercícios a sua rotina”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness. (Ascom)

Baixe nosso aplicativo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp