20 de maio de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Data da canonização de Irmã Dulce é sancionada, em lei, como Dia Religioso em Salvador

Geraldo Júnior, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador

Geraldo Júnior/ Foto divulgação

A partir de 2022, 13 de outubro será um Dia Religioso em Salvador. O prefeito Bruno Reis (DEM) sancionou o Projeto de Lei 353/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), que declara como Dia Religioso a data de canonização da primeira santa brasileira e baiana, Santa Dulce dos Pobres. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 13 de dezembro, através da lei nº 9.607/2021.

“É uma alegria muito grande ver este reconhecimento da cidade do Salvador com esta figura tão importante que foi Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Ela ajudou os mais necessitados da nossa cidade e deixou um legado para a saúde pública através das Obras Sociais Irmã Dulce. Nossa Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa do Brasil e da Bahia. Dia de 13 de outubro agora é uma data religiosa de Salvador”, comemorou Geraldo Júnior.

Agora a data do dia da canonização da primeira santa brasileira e baiana integra o Calendário de Datas Religiosas de Salvador, como o Dia do Senhor do Bonfim, Dia de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade) e Bom Jesus dos Navegantes. A data também vai estimular o turismo religioso na capital baiana.

“A história de Irmã Dulce é um exemplo para todos nós. Dedicou a vida a servir e ajudar ao próximo. Mulher determinada, fazia sacrifícios. Cumpriu sua missão até 1992, quando o corpo físico já não respondia mais à grande vontade de ajudar. Espero que todos os anos, nesta data, muitos devotos venham a Salvador para celebrar a data, visitando o memorial e as obras sociais”, destacou Geraldo Júnior.

Canonização

Irmão Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Neste mesmo ano a Câmara Municipal de Salvador incluiu em seu Quadro de Títulos e Honrarias a Medalha Irmã Dulce, entregue a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destacam na promoção de relevantes obras sociais na cidade de Salvador. (Ascom)