16 de janeiro de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá vira realidade

Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá vira realidade

Foto reprodução; Ascom

O prefeito Elinaldo Araújo assinou na manhã desta quarta-feira (12/1), a Lei 1710/22 que dispõe sobre o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá. A assinatura e sanção da PL representa a efetivação do maior projeto de proteção ambiental e preservação de ecossistemas naturais de Camaçari. A ação é resultado de uma intensa mobilização que envolveu o poder público, órgãos ambientais, grupos de proteção ambiental e as comunidades em torno do parque.

A retomada do projeto, com estudo técnico, georreferenciamento, definição da nova poligonal e criação do plano de manejo ganhou fôlego na gestão do prefeito Elinaldo e teve a participação decisiva dos titulares e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). O vereador Gilvan Souza, também assumiu a posição de defesa e articulação para implementação de um projeto sustentável, baseado na realidade atual e dialogando com as comunidades.

Durante a assinatura do projeto, o vereador aproveitou para destacar as ações de requalificação ambiental da Sedur e afirmou que atualmente, a pasta comandada por Andrea Montenegro, consegue chegar em toda a cidade. “Foram ações pontuais que conseguiram integrar toda a cidade e levaram a presença do governo para o Cacimbão, Buraquinho, Lagoa da Paz, Horto Florestal. Hoje temos uma consciência mais viva de integração com a natureza e proteção dos nossos recursos naturais”, define.

A conscientização e a presença efetiva da Sedur também foram lembradas pelo prefeito. Nos últimos meses, a Secretaria reforçou o combate às ocupações irregulares e descarte ilegal de lixo e entulho no município. “É um trabalho que eu achei que seria um desgaste, mas pelo contrário, é uma coisa que moraliza muito a Secretaria”, reconhece Elinaldo. A proteção do meio ambiente e a preservação dos biomas é obrigação do Poder Público e cabe à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

A nova lei também foi comemorado pela titular da Sedur. “A assinatura para implantação do parque é um sonho antigo da população. Eu que na minha infância brinquei muito naquelas dunas, me sinto muito honrada”, ressaltou Andrea. O ato de assinatura aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov) e contou com as presenças do deputado federal, Paulo Azi, do vice-prefeito, José Tude, do secretário de Governo, José Gama Neves, da engenheira ambiental da Sedur, Milai Rodrigues e da primeira-dama do município, Ivana Paula. (Ascom)

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WhatsApp