11 de agosto de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Inscrições para programa de formação de professores estão abertas

Lei que garante bolsas para docentes da educação básica é sancionada

As inscrições das Instituições de Ensino Superior (IES) no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) começaram nesta segunda-feira (21). As instituições têm até as 18h do dia 25 de março para se candidatarem e o prazo vale tanto para a oferta de cursos em 2022 quanto em 2023.

O Parfor, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ofertará, em 2022 e no próximo ano, 12 mil vagas para educadores em exercício na rede pública de ensino, em cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento em que atuam.

Segundo o edital, cada instituição – pública e privada sem fins lucrativos –  deverá propor a abertura de, pelo menos, 40 vagas por curso em cada estado. Caso tenham sua proposta aprovada, tem garantido o mínimo de 120 vagas. A documentação deve ser apresentada no Sistema Integrado CAPES.  Os cursos terão duração máxima de cinco anos e as IES aprovadas receberão da Fundação recursos para custeio e bolsas.

O resultado dos cursos aprovados para 2022 deve ser divulgado até o dia 15 de agosto. A seleção e matrícula dos professores pelas IES vai até 31 do mesmo mês. Quanto às vagas ofertadas para 2023, o resultado dos projetos selecionados sairá em 15 de dezembro de 2022 e a seleção e matrícula dos professores, até 3 de fevereiro de 2023.

Parfor

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Agência Brasil

Siga o Bahia Política no Instagram (clique aqui).

Baixe nosso aplicativo e ouça a Rádio Bahia Política (clique aqui)

Siga nossa nova página no YouTube (Clique aqui)