11 de agosto de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Câmara de Camaçari comemora 74 anos reafirmando compromisso com a cidade

Câmara de Camaçari comemora 74 anos reafirmando compromisso com a cidade

Foto; CMC

Uma noite de celebração com clima de alegria e de renovação do compromisso com o desenvolvimento social da cidade. Esse foi o cenário da Sessão Especial em homenagem aos 74 anos da Câmara Municipal de Camaçari, comemorado no dia 21 de março. A sessão foi realizada na noite desta terça-feira (19/04), no plenário Osvaldo Nogueira.

Reunindo personalidades que fizeram parte da história da Casa Legislativa, a sessão iniciou com a apresentação do Coral Vozes da Câmara, formado por servidores do parlamento, que foram convidados pelo proponente da sessão, vereador Júnior Borges (UNIÃO). Ao dar início ao evento, o presidente destacou sua satisfação em realizar um momento de homenagens aos que contribuíram para a construção de um Poder Legislativo atuante e forte.

“Fizemos questão de reunir os principais nomes que passaram por aqui, que estiveram à frente deste parlamento, para prestar nossa sincera e profunda homenagem. Aos que escolheram Camaçari para viver e constituir família, dedicando trabalho e muita energia para construir esta terra chamada Camaçari. Agradecemos a todos por terem se debruçado de maneira plena a essa missão que é legislar em favor das famílias camaçarienses. Este é um momento de alegria e de reafirmar o compromisso com um futuro cada vez melhor para nosso povo, reforçando a importância do Legislativo para um país democrático”, declarou Júnior Borges.

Ao convidar os ex-vereadores para ocuparem a tribuna de honra, o presidente fez questão de falar brevemente sobre a trajetória de cada um, destacando a importância para o fortalecimento das ações da Câmara ao longo dos seus 74 anos. “Quero aqui, em nome de Raimundo Mônaco, um dos mais velhos parlamentares aqui presentes nessa sessão, dizer da importância de reverenciarmos esses nomes que são memórias vivas da nossa história. Tenho certeza que são exemplos e inspirações para nós desta atual legislatura”, acrescentou.

Representando parlamentares que passaram pela Câmara, o ex-presidente José Raymundo Mônaco citou passagens dos 28 anos que esteve na Casa Legislativa, nos seus seis mandatos. “Depois de anos de Ditadura Militar, tomaram posse os primeiros vereadores dessa cidade e se seguiram muitos outros que ajudaram a construir o rumo de Camaçari. Celebramos 74 anos de muitas ações positivas, como as diretrizes urbanísticas da cidade, do Polo Petroquímico e tantas outras. Hoje vemos uma Câmara moderna, que chega aos lares de todos nós através da TV Câmara. Só temos que agradecer e seguir acreditando no parlamento como um instrumento de construção de um futuro melhor”, afirmou.

O ex-presidente da Câmara, Rui Magno, foi um dos ex-vereadores a falar durante a sessão e relembrou um pouco do período da sua gestão, nos anos 1991 e 1992, no seu primeiro mandato. “Tenho orgulho de dizer que foi na nossa gestão que conquistamos a nossa independência física, quando passamos a ter o nosso prédio próprio e entregamos para nossa população esse espaço do povo que aqui nos reunimos, que foi e é palco de tantas conquistas para nossa cidade”, mencionou.

Representando as mulheres que tiveram mandato na Câmara, a ex-vereadora Tereza Giffoni falou da sua alegria de participar do momento de reconhecimento de todo trabalho feito no passado. “Fico muito satisfeita em ver que essa Casa tem feito de tudo para reconhecer o trabalho de todos nós que estivemos neste parlamento, colaborando com a cidade. Vejo o compromisso de todos que estão aqui atualmente e creio que muitas serão as conquistas para nossa cidade daqui para frente também”, complementou.

Representando os servidores do Legislativo, Juciara Santos Silva falou sobre os seus 44 anos de trabalho prestado na Câmara. “Só tenho que agradecer por tudo que vivo aqui, que é uma extensão da minha vida”, afirmou. O servidor Júlio Nascimento, mais conhecido como Julinho, também fez uso da palavra e agradeceu pelos 42 anos de serviços realizados para a Câmara. “Agradeço a oportunidade e o reconhecimento por tudo que seguimos fazendo para ajudar esta Casa a seguir firme na sua missão”, acrescentou. Representando a nova geração de servidores, Silas Leal também destacou a importância de colaborar para a construção de um Poder Legislativo que represente os anseios da população.

O vice-prefeito, José Tude, representou o Poder Executivo de Camaçari e destacou que a Câmara é um exemplo do exercício da democracia. “É o vereador que tem a missão de levar a demanda da população para um caminho de solução. Esta Casa tem sido um exemplo nessa trajetória da democracia da nossa cidade. Uma satisfação participar deste momento em que tantas personalidades têm seus trabalhos reconhecidos e homenageados, como parte de uma ação importante de celebração do passado sempre conectado com um futuro de muitas conquistas”, registrou.

A sessão foi encerrada com a entrega de uma placa comemorativa para todas as personalidades e autoridades presentes e com a apresentação musical do cantor Bimbinho, que representou os artistas da cidade.

HISTÓRIA

A Câmara Municipal de Camaçari foi criada oficialmente em 21 de março de 1948, sendo sua primeira sessão realizada no prédio da Prefeitura Municipal, contando com apenas oito vereadores. As sessões ocorreram na sala de audiências da Prefeitura Municipal por 43 anos, e só em 1991 o prédio legislativo foi inaugurado, mais especificamente no dia 24 de agosto.

Desde 1948 os representantes do poder legislativo municipal são escolhidos através do voto popular. Camaçari elege seus vereadores, há 64 anos, de forma democrática e livre. Mesmo durante os 20 anos do Regime Militar (1964-1985), quando as eleições majoritárias – nas quais se escolhe prefeitos, governadores, senadores e presidentes, foram suspensas – as representações legislativas continuaram a ser eleitas. (CMC)