26 de junho de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Policiais incentivam moradores a realizarem cadastro no Alerta Celular

Policiais incentivam moradores a realizarem cadastro no Alerta Celular

Foto divulgação

Motociclistas que trafegavam pelas ruas do entorno da Praça Nova do Congresso foram os primeiros a receberem as instruções de policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Senhor do Bonfim, sobre o Alerta Celular. As blitze educativas tiveram início nesta quinta-feira (28) e seguem por tempo indeterminado na região.

Com abordagens a veículos e pedestres, os PMs entregaram panfletos e explicaram o passo a passo sobre como se cadastrar no sistema. As Blitze foram realizadas para ampliar ainda mais o uso do Alerta Celular na região Norte do estado

De acordo com a tenente Elisabeth Meire Alcântara, comandante da Ronda Maria da Penha de Senhor do Bonfim, a divulgação será reforçada por todas as unidades vinculadas ao 6º Batalhão. Ela afirma que o foco será alertar os sobre o risco de adquirir aparelhos sem conhecer a procedência.

Emerson Silva, 23 anos, funcionário de um supermercado local, foi um dos orientados na blitz. Ele não conhecia o sistema e ficou satisfeito com a possibilidade de reaver um bem furtado ou roubado. “Quando chegar em casa, vou logo cadastrar o meu telefone porque se acontecer alguma coisa, já dou o alerta”, explicou.

O Alerta foi lançado em 2021, com a finalidade de otimizar a devolução de aparelhos recuperados durante as ações policiais.

Para se cadastrar, basta acessar alertacelular.ssp.ba.gov.br e, com o IMEI do aparelho em mãos – que pode ser acessado ao discar *#06# do próprio celular – e fazer o cadastro, vinculando os dados do proprietário aos do telefone.

Depois disso, caso seja vitima de furto, roubo ou perca o celular, a vítima deve acessar o sistema, clicar no botão de alerta e, em seguida, fazer o registro de ocorrência na Delegacia Virtual ou em qualquer unidade física da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas após o alerta.

Seguindo esses passos, caso o aparelho seja recuperado, o dono recebe uma notificação por email para fazer a retirada do telefone. (SSP)

 

Siga o Bahia Política no Instagram (clique aqui)

Baixe nosso aplicativo (clique aqui)

Siga nossa nova página no YouTube (clique aqui)

Siga o Bahia Política no Telegram (clique aqui)