17 de agosto de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Vereador Gilvan pede limpeza das lagoas de Areias e Arembepe

Foto; Bahia Política

O vereador Gilvan Souza (PSDB) protocolou mais um pedido que solicita a limpeza e retirada de resíduos sólidos de lagoas localizadas no município. Dessa vez, a Indicação Nº 142/2022, pede às secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR), Serviços Públicos (SESP) e Turismo (SETUR) que o serviço seja feito nas lagoas existentes em Areias e Arembepe, Costa de Camaçari.

Na defesa da matéria, o parlamentar destaca que o município possui uma grande quantidade de lagoas, com alimentação de nascentes e interligadas através de redes subterrâneas, tendo inclusive, ligação com aquíferos da região. Segundo ele, o crescimento populacional, poluição por esgoto doméstico, descarte criminosos de resíduos e assoreamento, proporcionou um ambiente propício para o crescimento desordenado de plantas aquáticas nas lagoas, impedindo a oxigenação da água e destruindo importantes ecossistemas.

“Recomendamos que a limpeza compreenda um conjunto de ações que contemplem a retirada de redes de esgoto clandestinas, supressão vegetal com a retirada das raízes, detritos e excesso de material orgânico, ordenamento do entorno das áreas alagadas e a recomposição de vegetação nativa. O investimento nesse serviço será de grande relevância para as comunidades, devolvendo os espelhos d’água, melhorando a qualidade hidrográfica da região, retendo a água durante todo o ano e mantendo as áreas alagadas, tendo influência também no Turismo e bem-estar, possibilitando práticas esportivas e de lazer”, concluiu. (Ascom)

Siga o Bahia Política no Instagram (clique aqui)

Baixe nosso aplicativo (clique aqui)

Siga nossa nova página no YouTube (clique aqui)

Siga o Bahia Política no Telegram (clique aqui)