22 de maio de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Nova empresa assume as linhas de Transporte Coletivo de Catu

Nova empresa assume as linhas de Transporte Coletivo de Catu

Foto; Catu Notícias

Na manhã desta terça-feira, 10, a empresa de transportes coletivos Paixão Transportes assumiu, de forma definitiva, a concessão de transportes coletivos da cidade. A empresa venceu a licitação realizada no dia 16 de novembro de 2021 e assinou o contrato de concessão da linha no dia 11 de março deste ano.

A entrada de uma nova empresa para administrar as linhas coletivas da cidade atende a uma antiga reivindicação da população que listava diversas reclamações referentes a antiga cooperativa, entre elas: ônibus em más condições de uso, desrespeito com idosos e descumprimento de horários previamente acertados.

O CN entrou em contato com a direção da Paixão Transportes a qual informou que o valor de passagem praticado pela empresa conforme proposta de licitação é de 3 reais (três reais). Perguntado sobre os questionamentos da população referente a validade dos vales-transportes adquiridos através da Cotran, a direção da Paixão Transportes disse que: “os vales-transportes da empresa está sendo comercializado em seu escritório ao lado da Doce Pan, Rua Nova e que os vales da Cotran não serão recebidos pela nova empresa e que, quem adquiriu os vales com a cooperativa precisa procurar a mesma para que sejam reembolsados”.

“Comprei vales-trasportes para o mês inteiro e ninguém da cooperativa nos alertou sobre o dia em que a mesma iria parar as suas atividades, isso é agir de má fé, é lesar o consumidor, alguém precisa tomar uma atitude”, disse um usuário do transporte público.

O Catu Notícias procurou a direção da Cooperativa, a qual informou que a mesma foi pega de surpresa com aviso através da CMTT de que a Paixão Transportes iria assumir as linhas no dia seguinte, o que fugiu do acordo feito anteriormente com o prefeito e a empresa vencedora de que a cooperativa iria rodar até o dia 30 de junho e que, por isso, os vales estavam sendo comercializados. “Aqueles que compraram os vales-transportes terão que ser reembolsados pelo poder público ou pela empresa vencedora já que nós também fomos prejudicados. Agora vamos entrar na justiça, pois tem muita coisa errada como, por exemplo: a proposta que eles ganharam foi para cobrar a passagem a R$ 2,47 e eles estão cobrando R$ 3,00, além disso, eles possuem apenas seis carros novos e o restante são carros antigos da cooperativa o que fere o contrato.

Ainda segundo a direção da nova empresa, o que houve não foi reajuste da passagem, mas sim, um equilíbrio financeiro devido aos reajustes de combustíveis ocorridos no período da assinatura do contrato até a data do início dos serviços. A Paixão informou também que a mesma está iniciando as atividades no município com a manutenção das seguintes linhas: Paulavrado, Paraíba, Bom-Viver, Pioneiro-BR, Baixa de Areia, Sítio Novo, São Miguel e Barão de Camaçari, todas elas com cobradores. (Catu Notícias)