4 de julho de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Deati realiza atividades em alusão ao Dia de Combate à Violência contra o Idoso

Cartilhas do Estatuto do Idoso foram distribuídas na Estação da Lapa e palestras sobre os cuidados e a importância com a população da terceira idade foram realizadas na unidade especializada

Foto; Haeckel Dias/ SSP

Para conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra a pessoa idosa, a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) realizou uma série de atividades na primeira quinzena de junho. Uma palestra sobre o tema foi realizada na unidade especializada, na manhã desta quarta-feira (15).

Durante a tarde, na Estação da Lapa, equipes da Deati distribuíram cartilhas do Estatuto do Idoso. Além dos panfletos, as pessoas que passavam pelo local também receberam orientações sobre os cuidados com a população da terceira idade. “Achei muito interessante esse trabalho, que reforça a importância e os direitos dos idosos”, ressaltou a aposentada Delza Conceição dos Santos, de 78 anos.

As ações são em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado hoje. “Um mutirão para concluir e encaminhar ao Ministério Público procedimentos instaurados na Deati também foi realizado pela unidade especializada”, destacou a delegada Heleneci Nascimento.

Resgate

No último dia 7, um idoso de 63 anos que vivia em situação de abandono foi resgatado por uma equipe da Deati. Debilitado, ele foi encontrado em sua residência, no bairro da Boca do Rio, durante ação conjunta com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

De acordo com a titular da Deati, havia muito lixo e entulhos espelhados pelo imóvel, que tinha pouca ventilação. “O idoso, que já estava há 15 dias sem tomar banho, recebeu cuidados higiênicos e foi encaminhado para um abrigo”, acrescentou Heleneci. (SSP)

Acompanhe o Bahia Política pelo aplicativo, siga também nossas redes sociais;  Youtube, também estamos no IntagramFacebookTwitter e Telegram.