6 de julho de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Instituto Oyá organiza ação de saúde com atendimento gratuito em Pirajá

Ação realizada em parceria com as ONGs Por1sorriso e Nossa Soma Multiplica visa atender mais de 1.000 pessoas em 6 especialidades diferentes

Foto; Ascom

De 14 a 20 de junho cerca de 60 profissionais de saúde prestarão serviços gratuitos nas áreas de odontologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, fisioterapia e ginecologia a moradores da comunidade de Pirajá e regiões circunvizinhas. A iniciativa é organizada pelo Instituto Oyá em parceria com o projeto Por1sorriso e a Associação Nossa Soma Multiplica e pretende impactar mais de 1.000 pessoas. Para ter acesso ao atendimento os interessados devem se cadastrar através do link: https://forms.gle/Xsq8p8UakzDAyMSz5. O atendimento será realizado apenas para quem tiver respondido o questionário previamente. Não haverá inscrição no local e nem distribuição de senha. A ação acontece no Instituto Oyá (Rua Mário Lago, 05 – Conj. Pirajá 1) entre os dias 14 e 20 de junho, entre 10h e 17h.

Dentro das especialidades atendidas, os beneficiários poderão contar com consultas e encaminhamentos médicos. Para as mulheres estarão disponíveis o exame papanicolau e inserção de DIU; no atendimento odontológico poderá ser realizada a aplicação de prótese dentária, restauração, limpeza, coroa e obturação Durante a ação também está confirmada a doação de cerca de 70 óculos para comunidade atendida.

A ação tem como propósito atender uma demanda urgente de atenção à saúde e sobretudo de cuidado preventivo entre a comunidade local. A Ialorixá e gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, conta que a iniciativa nasce da parceria com o projeto Por1sorriso (SP), fundado pelo dentista Felipe Rossi, que ficou mundialmente conhecido por resgatar o sorriso de pessoas em vulnerabilidade social, e também da interlocução com a organização Nossa Soma Multiplica, liderada por Lua Leça, que já desenvolveu outros projetos junto com o Oyá. “Essa é a soma potente dos esforços de três organizações que tem como objetivo cuidar, prevenir e contribuir na qualidade de vida de pessoas que não têm acesso fácil a serviços de saúde. Nosso foco é atender não só a comunidade que integra o Oyá, mas também alcançar moradores da região e adjacências que necessitem desse atendimento básico”, destaca Nívia.

Ainda dentro das ações sociais do Oyá, Nívia Luz convida a população a contribuir com doações para ajudar a financiar outras atividades assistenciais que são realizadas continuamente pelo instituto como: atendimento médico, odontológico, psicológico e alimentício, além de patrocinar iniciativas como o pré-vestibular para estudantes do ensino médio de escolas públicas. As doações podem ser feitas através da conta: Banco Bradesco. Agência: 2472.4. Conta corrente: 029679.1. CNPJ: 03.910.172/0001-90. (Ascom)