17 de agosto de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

Novo estudo mostra se o horário interfere na eficácia dos treinos na academia

Para quem quer começar uma rotina de exercícios, um dos maiores problemas é encaixar os treinos no dia a dia.

Foto; divulgação

Para quem quer começar uma rotina de exercícios, um dos maiores problemas é encaixar os treinos no dia a dia. No final das contas, qual o melhor horário para se exercitar? Existe um padrão? “Todo começo é difícil. Exige adaptação, organização e, acima de tudo, muita vontade. Mas os resultados no decorrer do caminho são muito gratificantes e mostram que os esforços valem”, comenta Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

De acordo com um estudo realizado no Skidmore College, em Nova York, nos Estados Unidos, a hora de treinar tem sim efeito nos resultados obtidos. Além disso, o horário ideal (de acordo com o objetivo) é diferente para mulheres e homens. Os participantes do estudo – 30 mulheres e 26 homens entre 25 e 55 anos – saudáveis, ativos, não fumantes e com índice de massa corpórea normal (IMC), foram analisados durante 12 semanas. Eles foram submetidos a treinos de 60 minutos em quatro dias, descansando às quartas, sábados e domingos.

Uma das conclusões foi que, para as mulheres, fazer um exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial. Mas, quando o treino é realizado à noite, as mulheres aumentam a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhoram o humor geral e a saciedade. Ou seja, as mulheres interessadas em reduzir a gordura abdominal e ainda aumentar a força muscular das pernas, devem considerar se exercitar pela manhã. Mas, se o objetivo for melhorar o estado geral de humor e a ingestão de alimentos, o melhor horário será o da noite. Já para os homens, treinar no período da noite reduz a pressão arterial, o risco de doenças cardíacas e a sensação de fadiga. Além disso, escolher uma hora dessa faixa para ir à academia, pode reduzir a fadiga muscular e acelerar a queima de gordura, em comparação com o treino pela manhã.

“Independente do horário dos exercícios, manter uma rotina de treinos constante e uma alimentação saudável e equilibrada, é essencial para a obtenção de bons resultados”, finaliza o especialista. (Pipa)

Acompanhe o Bahia Política pelo aplicativo, siga também nossas redes sociais;  Youtube, também estamos no IntagramFacebookTwitter e Telegram.