25 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Incêndio atinge base do Samu de Feira de Santana

Um incêndio atingiu a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Feira de Santana, localizada na Avenida João Durval Carneiro, o bairro Estação Nova, na manhã deste domingo (15).

O Corpo de Bombeiros está no local.

Em reportagem ao Acorda Cidade, a médica Karine de Oliveira Costa relatou que por volta das 9h30 o fogo começou.

“Era mais ou menos umas 9h30, estávamos na sala da Regulação e em um dos quartos que é o quarto de conforto das técnicas de enfermagem começou a pegar fogo, mas como não tinha ninguém no quarto ninguém percebeu. Uma técnica até sentiu o cheiro, mas não viu qual era o foco. E ao lado fica o quarto do conforto dos condutores, então os primeiros a perceberem a fumaça foram os condutores. A gente que tava na sala da regulação, quando percebemos, os compartimentos já estavam todos tomadas por fumaça”, contou a situação.

Karine de Oliveira disse que foi preocupante, muitos precisaram pular pela janela, porque o acesso pelo corredor estava todo tomado pela fumaça.

“A gente saiu pulando as janelas. Tivemos que correr para tirar todos os nossos oxigênios, por conta da explosão, então todo mundo se mobilizou e a gente se preocupou para evacuar mesmo a base. A gente só conseguiu sair pulando a janela, porque não dava para sair pela porta, o acesso pelo corredor estava todo tomado por fumaça. O fogo ainda não estávamos vendo, porque tinha começado dentro de um compartimento, a gente viu muita fumaça”.

Inalar fumaça é muito perigo por conta da concentração de monóxido de carbono, destacou Karine.

“E como o fogo começou no Conforto, lá tem uns colchões e eles possuem uma substância chamada poliuretano que na queima libera  cianeto e monóxido de carbono que são altamente tóxicos. Se você inalar em grande concentração pode evoluir a óbito por asfixia”, informou. (Acorda Cidade)