A limpeza anal é uma é um assunto que é pouco falado por vergonha ou estigmas, mas todo mundo precisa saber. Até porque, como fazemos isso desde a infância, é comum pensarmos que já sabemos como a limpeza anal deve ser feita. Pode até parecer algo simples, mas não é – há potencial para lesões e danos se você não for cuidadoso.
Alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento ou agravamento de alguns problemas e a maneira cerca de fazer a higiene anal pode piorar ou melhorar os sintomas. Continue a leitura para saber a maneira certa de se limpar.
Papel Higiênico: Mocinho ou Vilão?
Um hábito comum é usarmos o papel higiênico depois de evacuar. No entanto, o papel higiênico não é o método mais adequado para a higiene anal porque, além de não limpar adequadamente, pois espalha os resíduos das fezes, ele ainda causa fricção no ânus, provocando fissuras ou piorando os casos de hemorroidas.
Como o ânus é uma região enrugada e sensível, o contato pode piorar os casos de plicomas, que é o excesso de pele ao redor do ânus.
Porém, se depois de evacuar você não tiver outra alternativa para se limpar, prefira papel higiênico macio e limpe o local suavemente.
Ducha Higiênica, quando e como usar?
Antigamente era comum nas casas ter um bidê ao lado do vaso sanitário. Porém esse acessório foi substituído pelos chuveirinhos que ficam ao lado do vaso sanitário. Eles devem ser usados após a evacuação para lavar a região. O ideal é que seja utilizada somente água e sabonete neutro para a limpeza. Depois de lavar basta secar a região com uma toalha macia para que a região não fique úmida e suscetível à proliferação de bactérias.
Qual a melhor forma de realizar a limpeza anal?
As fezes podem ser muito irritantes principalmente quando a região anal está sensível. A limpeza cuidadosa da área ajuda a evitar problemas e contribuem para o seu bem-estar como um todo. Afinal, ninguém merece coceiras e incômodos no ânus.
Acompanhe algumas dicas para a limpeza anal:
- Limpe o ânus da frente para trás, pois isso evita que bactérias das fezes caiam no trato urinário;
- Evite usar lenços perfumados que podem causar infecções na pele;
- Dê preferência a produtos suaves, sem cheiro ou outros produtos capazes de causar irritações no local;
- Faça movimentos suaves para limpar o ânus, mas limpe o fundo do ânus onde potencialmente podem ficar fezes acumuladas;
- Prefira realizar a limpeza com sabão neutro e água morna e não se esqueça de secar o bumbum depois de lavá-lo.
Porém, não exagere na limpeza pois isso também pode causar irritação no ânus.
Outros hábitos que ajudam a manter a saúde anal é dar preferência a roupas íntimas de algodão, não passar muito tempo sentado, evitar coçar a região e manter uma alimentação rica em fibras que irá ajudar na hora da evacuação.
Se mesmo seguindo todas essas dicas você perceber sangramento, feridas, dor ao evacuar ou outras anormalidades, procure seu coloproctologista.
Siga o canal do Bahia Política no Telegram
Relacionadas
Prefeitura de São Sebastião do Passé realiza entrega de kits maternidade para gestantes
São Francisco do Conde renova a frota de ônibus municipal
De Arembepe à Barra do Pojuca: Descubra os encantos turísticos de Camaçari