Um traficante foragido da Justiça, investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Policia Civil por integrar uma organização criminosa que disputa pontos de tráfico nos bairros de São Caetano, Fazenda Grande do Retiro e São Gonçalo do Retiro foi encontrado com a ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial. Caso aconteceu na noite de domingo (30), em Salvador.
O homem andava pela capital baiana, quando passou por um dos pontos monitorados pelas câmeras inteligentes da pasta. Rapidamente o alerta de 95% de similaridade apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no CAB.
O homem foi detido pela 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã). Após a confirmação dos documentos pessoais, ele foi levado para a Polinter, onde teve o mandado expedido pela Vara dos Feitos Relativos à Delitos Praticados Por Organização Criminosa, cumprido.
Após passar por exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) ele será transferido para o sistema prisional.
Outro caso
Por volta das 10h40 um homicida foi achado com auxílio da tecnologia da SSP. Um alerta de 92% de semelhança com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicou a localização do suspeito, na ilha de Itaparica.
O homem foi abordado por uma guarnição da 5ª CIPM (Vera Cruz), após acionamento pelos novos rádios comunicadores com tecnologia LTE. O criminoso, que tinha mandado expedido pelo 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, foi levado para a sede da 24ª Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz, onde teve a ordem judicial cumprida.
A ferramenta contabiliza 798 foragidos da Justiça localizados.
Relacionadas
Reconhecimento Facial já prendeu 905 em 2025 na Bahia
São Sebastião do Passé distribui 600 próteses dentárias em 2025
Temporal cancela São João em Santa Cruz Cabrália