A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação São José, que investiga a suspeita de irregularidades na contratação de uma empresa para realizar serviços laboratoriais, envolvendo o prefeito do município de Queimadas, André Luiz Andrade (PT), e a utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação executou seis mandados de busca e apreensão na cidade de Queimadas, todos emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A investigação revelou que a Prefeitura de Queimadas teria conduzido um procedimento de inexigibilidade de licitação em 2018 para contratar uma empresa para serviços laboratoriais, escolhendo uma empresa relacionada ao prefeito. Suspeita-se que o prefeito já fosse dono de um laboratório de análises clínicas na cidade e tenha contratado uma empresa de fachada em nome de outra pessoa, enquanto os serviços eram, aparentemente, prestados pela empresa do prefeito desde pelo menos 2018.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar as irregularidades, mas os gestores municipais se recusaram a fornecer os documentos solicitados, apesar das notificações. Os investigados podem enfrentar acusações de responsabilidade do prefeito, fraude em licitação, desobediência e corrupção passiva. A Operação São José busca esclarecer essas suspeitas e promover a justiça no caso.
Bahia Política
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
PRF prende dupla por porte ilegal de arma de fogo na BR 101 em Alagoinhas
Otto Filho e Diego Coronel cobram debate em PLs fiscais
Lula discute modernização das estatais em reunião com 16 ministros