De acordo com os registros do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a cidade de Camaçari superou a marca de 200 mil eleitores em 2024, tornando-se elegível para a realização de segundo turno nas próximas eleições municipais.
Conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, o segundo turno pode ocorrer nas eleições para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. Já para senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores, a eleição é realizada em uma única votação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
No segundo turno, a eleição é decidida pela maioria absoluta de votos. Isso significa que um candidato precisa conquistar mais da metade dos votos válidos, excluindo os votos em branco e nulos, para ser eleito. Se nenhum candidato alcançar essa marca no primeiro turno, um segundo turno é realizado apenas entre os dois candidatos mais votados.
Em relação ao último pleito eleitoral, realizado em 2022, Camaçari contava com 191.507 eleitores registrados. Atualmente, o município possui 201.224 eleitores aptos, representando um aumento de 5,31%.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Nova gestão: Gildeone Almeida assume comando da Embasa
Adolfo Menezes é reeleito presidente da ALBA
SUS de Camaçari terá acesso a medicamentos à base de cannabis