Durante reunião nesta terça-feira (18/6), o prefeito Elinaldo Araújo dialogou sobre a viabilidade e os benefícios da implantação de um hospital particular na Costa de Camaçari. Com um investimento a ser concedido através de parceria com a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) – Rede Santa Casa – instituição paulista de gestão em saúde –, que despertou interesse na cidade pelo alto potencial de desenvolvimento econômico e social, bem como pela infraestrutura litorânea do município.
Durante o encontro, foi realizada uma explanação sobre o sistema municipal de saúde, destacando cases de sucesso, como o Programa Sesau Fila Zero, considerado a maior iniciativa de exames, consultas e cirurgias eletivas implantada em Camaçari.
Contente com o interesse da associação em investir na cidade, o chefe do Executivo agradeceu a aproximação com o poder público. “Nosso município possui muitos equipamentos de saúde, tanto na sede quanto na costa. A saúde complementar, que são as redes particulares, é importante para contribuir e colaborar com o nosso sistema de saúde pública. Estou torcendo para que tudo dê certo”, avaliou Elinaldo.
Com 39 anos de experiência no ramo hospitalar, o presidente da AHBB, Antônio Pinotti, é o profissional responsável pela proposta de implantação da unidade. “A visita de hoje é para entender o cenário do município. Estamos realizando estudos epidemiológicos e analisando as possibilidades, pois o desejo é poder consolidar a implantação de um hospital em parceria não só com a cidade, mas também com empresários”, explicou o médico clínico, que atua há 22 anos na Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, e é gestor de cinco hospitais na região paulista.
Presente na reunião, o gestor da Saúde (Sesau), Luiz Duplat, que tem ampla experiência no segmento, falou da importância de reforçar a cidade com unidades hospitalares para proporcionar ainda mais bem-estar e conforto à população. “A relação que temos com o médico Pinotti, que é um dos maiores especialistas de São Paulo, nos ajudará a atrair este investimento, que será de grande valia para toda a nossa cidade. Cada equipamento que chega e se firma aqui, traz uma série de benefícios, principalmente para que ofertemos cada vez mais o serviço de assistência médica qualificada”, avaliou.
A secretária do Turismo (Setur), Lúcia Bichara, que também participou do encontro, comemorou a possibilidade da instalação do novo empreendimento na Costa de Camaçari. “Camaçari precisa de um hospital específico. Temos hoje diversas moradias, além de turistas que fazem visitas constantemente à região. Então, é necessário ter mais serviços prioritários, como este hospital”, analisou Bichara.
Também participaram da reunião, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov), o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos; e a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; além do conselheiro fiscal da AHBB, Sérgio Nascimento.
Relacionadas
Defesa Civil aplica lonas em encostas no Jardim Castelão
Baralho do Crime tem novas cartas de foragidos na RMS
Seduc realiza formação sobre cuidado e bem-estar docente