O governo da Bahia superou Minas Gerais na disputa para receber a instalação de uma indústria de baterias de lítio. A fábrica, da multinacional Bravo Motor Company, será a primeira do tipo na América Latina e ficará localizada em um terreno de 400 mil m² cedido pela prefeitura de São Sebastião do Passé, nas proximidades da BR-324, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A Bravo Motor Company, de origem argentina e com sede na Califórnia, Estados Unidos, prevê um investimento inicial de R$ 1,27 bilhão na construção da fábrica, gerando aproximadamente 450 empregos diretos na primeira fase de implantação.
Após a conclusão da implantação, a Bravo estima a criação de 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos. O investimento total da multinacional na Bahia deve alcançar R$ 25 bilhões ao longo de nove anos. A nova planta industrial produzirá baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e gabinetes para conversão de corrente contínua. A capacidade de produção instalada será de 1 gigawatt por hora (GWh) no primeiro ano, 2 GWh no segundo, podendo chegar a até 5 GWh a partir do quarto ano de operação.
A escolha da Bahia como local da fábrica foi influenciada pela presença da BYD, montadora chinesa de carros elétricos, no Polo Industrial de Camaçari. Os veículos da BYD utilizam baterias de lítio semelhantes às que serão produzidas pela Bravo. O local estratégico, próximo a portos que facilitarão o escoamento da produção, também foi um fator decisivo para a Bravo. Antes de fechar com a Bahia, a empresa considerou Nova Lima, em Minas Gerais, mas críticas do governador Romeu Zema à produção de carros elétricos afastaram a multinacional.
A instalação da Bravo Motor Company na Bahia representa um marco no desenvolvimento industrial e econômico da região, reforçando o compromisso do estado com a inovação e sustentabilidade.
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