Camaçari recebeu seu primeiro ônibus elétrico na última quinta-feira (29), na base da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). O veículo, fabricado pela empresa Eletra, será testado entre setembro e outubro e tem capacidade para 70 passageiros, ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas USB para carregamento de celulares. O modelo é parte de um projeto maior, fruto de uma proposta da gestão municipal ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), que prevê a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga.
Durante a fase experimental, veículos de outras montadoras, como Marcopolo, BYD e Volvo, também serão testados em diferentes percursos na cidade, tanto vazios quanto com lotação habitual. A partir de segunda-feira (2), motoristas da STT iniciarão um treinamento para se familiarizar com os aspectos operacionais e técnicos dos ônibus elétricos, como mecânica e elétrica, com o objetivo de maximizar o desempenho dos veículos durante os testes.
O diretor adjunto de Transporte da STT, Pedro Ramos, destacou que a eletrificação dos veículos representa uma inovação tecnológica e ambiental significativa para Camaçari. Segundo ele, a transição para a eletromobilidade não só preserva o meio ambiente ao utilizar energia limpa, mas também coloca o município em destaque entre as cidades brasileiras que buscam oferecer um transporte público de qualidade e sustentável.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Ingrid assume namoro com entregador de açaí após largar jogador
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Dias d’Ávila
Morre aos 86 anos o cantor Agnaldo Rayol