Durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta terça-feira (08/10), foi lido e começou a tramitar o Projeto de Lei No 050/2024, que pretende instituir o Programa Municipal Universidade Para Todos – PROUNI Camaçari.
De autoria do vereador Júnior Borges (União), o PL destacou os objetivos e necessidades do programa. O vereador citou que o Brasil é um país de imensas riquezas e diversidade, mas também enfrenta desafios significativos no que diz respeito à educação de seus jovens. “As estatísticas revelam um cenário preocupante: cerca de 18% dos jovens de 14 a 29 anos no país não completaram o ensino médio. Além disso, em 2022, 5,6% das pessoas com 15 anos ou mais eram analfabetas, com desigualdades regionais e raciais evidentes”, evidenciou.
Para ele, esses dados alarmantes destacam a necessidade urgente de incentivar e investir nos jovens para a educação continuada, visando um futuro mais promissor e equitativo. “Além disso, a falta de cursos de qualificação profissional e técnica representa um grande obstáculo para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Entende-se necessária a instalação de um Instituto Federal de Educação para a qualificação e capacitação dos jovens daquela localidade que a partir daí terão uma gama aberta de novas oportunidades no mercado de trabalho”, concluiu o parlamentar ao justificar a matéria.
Outro projeto de destaque que também começou a tramitar foi o PL Nº051/2024, apresentado pela vereadora Fafá de Senhorinho (União), que quer denominar de Anatanildes Pereira Bonfim o Centro Cultural de Barra de Pojuca, em Monte Gordo. O nome escolhido é em homenagem à cidadã camaçariense que deixou um importante legado com inúmeras participações em atividades culturais. Anatanildes Pereira Bonfim (Dona Nildes), foi fundadora do Grupo Cultural Espermacete, fundado em 1995, que tem o objetivo de realizar um trabalho de inclusão social através da arte e cultura na comunidade de Barra do Pojuca.
Já entre as indicações, os destaques foram para a Indicação Nº266/2024, da vereadora Professora Angélica (PP), que pede ao Executivo Municipal o recapeamento asfáltico da Rua Afrânio Peixoto, no bairro do Alto da Cruz. Como também foi aprovada a Indicação Nº267/2024 que solicita a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no distrito de Abrantes, essa de autoria do vereador Júnior Borges (União).
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Jovem com transtornos mentais é agredido em Camaçari
PRF prende dupla por porte ilegal de arma de fogo na BR 101 em Alagoinhas
Otto Filho e Diego Coronel cobram debate em PLs fiscais