Waldenor Pereira (PT), segundo colocado nas eleições municipais em Vitória da Conquista, afirmou que a prefeita reeleita Sheila Lemos (União Brasil) estava ciente dos riscos de inelegibilidade antes do pleito. Embora tenha conquistado a maioria dos votos, Lemos está com a eleição sub judice e já foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão agora aguarda julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda sem data definida.
Em entrevista ao Blog do Anderson durante a 2ª Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), Pereira explicou que o tema foi amplamente debatido, inclusive na Câmara Municipal, e que advogados alertaram sobre a possibilidade de impugnação. Segundo ele, a coligação de Lemos optou por seguir com a candidatura, mesmo ciente dos riscos jurídicos envolvidos.
Caso o TSE mantenha a inelegibilidade, Sheila Lemos poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Se os recursos forem esgotados e as decisões desfavoráveis se confirmarem, Vitória da Conquista terá uma nova eleição, pois Lemos obteve mais de 50% dos votos válidos, o que inviabilizaria a posse de outros candidatos.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Prefeita Alessandra Gomes é afastada pela Câmara Municipal de Santo Amaro
Policial militar suspeito de homicídio deve se apresentar hoje
Mostra Contando Histórias expõe resultado de oficinas audiovisuais com estudantes