A cidade de São Francisco do Conde, completa hoje (27), 327 anos de emancipação política. Uma terra rica em memórias, lutas e conquistas, que orgulha os moradores. Vamos lembrar um pouco da história desse município pujante da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Fundada em 1698, São Francisco do Conde tem suas origens ligadas à construção de um convento e uma igreja ordenados pelo Conde de Linhares em 1618, em terras herdadas de Mem de Sá. Localizada no Recôncavo Baiano, a cidade nasceu em um cenário de conflitos entre colonizadores portugueses e os povos indígenas que habitavam as margens dos rios Paraguaçu e Jaguaribe. O nome homenageia o padroeiro local e o conde Fernão Rodrigues.
Com arquitetura barroca preservada, a cidade é um convite para uma viagem ao Brasil Colonial, com sobrados, igrejas e antigos engenhos que testemunham sua história como polo da produção açucareira. Hoje, São Francisco do Conde alia tradição ao desenvolvimento, destacando-se pela indústria petrolífera e por sua orla urbanizada que contrasta com os manguezais e reservas de Mata Atlântica que enriquecem sua biodiversidade.
Culturalmente vibrante, a cidade guarda a influência de etnias como os Tupinambás e Caetés Negros, evidenciada na culinária, na pesca e nas tradições das marisqueiras. A gastronomia local, com pratos como peixe assado na folha de bananeira e mingau de milho, reflete essa diversidade. São Francisco do Conde é um destino que combina história, cultura e a serenidade do interior baiano, preservando suas raízes enquanto abraça a modernidade.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Prefeita Alessandra Gomes é afastada pela Câmara Municipal de Santo Amaro
Policial militar suspeito de homicídio deve se apresentar hoje
Mostra Contando Histórias expõe resultado de oficinas audiovisuais com estudantes