O Festival da Virada de Arcos, no Sul de Minas, foi cancelado por decisão da Justiça de Minas Gerais. O juiz Altair Rezende de Alvarenga, da Vara Plantonista da Microrregião 15, determinou neste sábado (28) a suspensão imediata dos shows devido à falta de segurança adequada para o evento. A decisão foi tomada após um pedido do Ministério Público, que apontou falhas graves na organização, especialmente na comunicação entre a Prefeitura de Arcos e a Polícia Militar.
O evento estava previsto para ocorrer entre os dias 28 e 31 de dezembro e contaria com atrações como Chiclete com Banana, Fernanda Garcya, Pedro Rodrigues e Amanda Alves. Contudo, o Ministério Público destacou que a Polícia Militar não foi formalmente notificada sobre o evento com antecedência suficiente para elaborar um plano de segurança adequado. Segundo a corporação, o efetivo policial previsto para os dias de festa era insuficiente para atender à demanda de segurança do evento, que previa milhares de participantes.
Na decisão, o juiz Alvarenga destacou que a estimativa de público divulgada pela Prefeitura estava subestimada, especialmente considerando a atração principal, Chiclete com Banana. Para ele, o evento poderia atrair muito mais do que as 5 mil pessoas inicialmente previstas, incluindo visitantes de cidades vizinhas. O magistrado enfatizou ainda que, em caso de tumulto ou briga generalizada, a Polícia Militar não teria efetivo suficiente para conter a situação e garantir a segurança do público.
Apesar de uma tentativa do juiz em mediar a situação por meio de uma reunião com a Procuradoria do Município, a Prefeitura de Arcos não participou, alegando falta de tempo hábil. O magistrado criticou a desorganização municipal, afirmando que a comunicação tardia sobre o evento foi um erro grave. Como consequência, foi aplicada uma multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da ordem judicial. Na noite do mesmo sábado, a Prefeitura anunciou oficialmente o cancelamento do festival em suas redes sociais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Corpo é encontrado dentro de carrinho de supermercado em Narandiba
Dupla suspeita de roubar celulares é detida em Conceição do Jacuípe
Anatel intensifica combate a ligações indesejadas com nova medida