O Festival da Virada de Arcos, no Sul de Minas, foi cancelado por decisão da Justiça de Minas Gerais. O juiz Altair Rezende de Alvarenga, da Vara Plantonista da Microrregião 15, determinou neste sábado (28) a suspensão imediata dos shows devido à falta de segurança adequada para o evento. A decisão foi tomada após um pedido do Ministério Público, que apontou falhas graves na organização, especialmente na comunicação entre a Prefeitura de Arcos e a Polícia Militar.
O evento estava previsto para ocorrer entre os dias 28 e 31 de dezembro e contaria com atrações como Chiclete com Banana, Fernanda Garcya, Pedro Rodrigues e Amanda Alves. Contudo, o Ministério Público destacou que a Polícia Militar não foi formalmente notificada sobre o evento com antecedência suficiente para elaborar um plano de segurança adequado. Segundo a corporação, o efetivo policial previsto para os dias de festa era insuficiente para atender à demanda de segurança do evento, que previa milhares de participantes.
Na decisão, o juiz Alvarenga destacou que a estimativa de público divulgada pela Prefeitura estava subestimada, especialmente considerando a atração principal, Chiclete com Banana. Para ele, o evento poderia atrair muito mais do que as 5 mil pessoas inicialmente previstas, incluindo visitantes de cidades vizinhas. O magistrado enfatizou ainda que, em caso de tumulto ou briga generalizada, a Polícia Militar não teria efetivo suficiente para conter a situação e garantir a segurança do público.
Apesar de uma tentativa do juiz em mediar a situação por meio de uma reunião com a Procuradoria do Município, a Prefeitura de Arcos não participou, alegando falta de tempo hábil. O magistrado criticou a desorganização municipal, afirmando que a comunicação tardia sobre o evento foi um erro grave. Como consequência, foi aplicada uma multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da ordem judicial. Na noite do mesmo sábado, a Prefeitura anunciou oficialmente o cancelamento do festival em suas redes sociais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lauro de Freitas inicia revisão do PDDU após 17 anos
Lauro de Freitas orienta contribuintes sobre débitos do ISS
Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976