Um levantamento recente indica que o número de beneficiários do Bolsa Família ultrapassa as estimativas de famílias em situação de pobreza em 1.211 municípios do Brasil, representando cerca de 21,7% do total. Dados oficiais obtidos pela Folha de S.Paulo mostram que essas famílias são definidas como aquelas com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, seguindo os critérios do programa que visa ajudar a superar esse limite.
O estudo considera apenas os locais onde o número de inscritos no Bolsa Família é pelo menos 10% maior do que as estimativas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Além disso, outros 1.769 municípios têm beneficiários acima das projeções em até 10%. Embora isso sugira que muitos municípios estejam lidando com sobrecobertura, as estimativas não divulgadas pelo MDS exigem cautela na análise, uma vez que 167 municípios têm dados que estão apenas ligeiramente acima da expectativa, possivelmente dentro da margem de erro.
A análise mostra que, em números agregados, o Brasil possui aproximadamente 20,6 milhões de famílias em situação de pobreza, um valor muito próximo ao de 20,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família. As informações a nível municipal são cruciais para direcionar ações de gestão, especialmente em um cenário onde o governo federal busca corrigir distorções provocadas pelo aumento de famílias registradas como unipessoais no Cadastro Único.
Para melhorar a eficácia do programa, o MDS reforça a necessidade de busca ativa nas áreas com subcobertura e intensificação das averiguações nos locais onde há indícios de irregularidades. As projeções atuais foram atualizadas com dados do Censo Demográfico de 2022 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Embora a última estimativa tenha sido feita em 2012, o MDS já está trabalhando na validação dos dados de 2023, garantindo que as informações reflitam a realidade das famílias vulneráveis no país.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Serviços do Saúde nos Bairros seguem até março no Imbuí
CNE estabelece novas diretrizes para o uso de celulares nas escolas
Parque Shopping Bahia terá horários especiais no Carnaval