A Câmara Municipal de Salvador, que recentemente sofreu um incêndio em um de seus prédios históricos, não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial para garantir que o imóvel esteja em conformidade com as normas de segurança contra incêndios. A informação foi confirmada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, na tarde desta terça-feira (25), após a ocorrência do fogo no dia anterior. O AVCB atesta que um imóvel está adequado para prevenção de incêndios, mas o prédio da Câmara, apesar de ter um projeto aprovado, ainda não havia passado por uma nova vistoria para liberação do documento.
O edifício, um dos mais antigos de Salvador, datando de 1696, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui três pavimentos. De acordo com Marchesini, a Câmara estava providenciando a execução do projeto de adequação, mas, até o momento, não havia uma data prevista para o retorno do Corpo de Bombeiros para realizar uma nova vistoria. O comandante ressaltou que a irregularidade será corrigida, com a Câmara sendo notificada para a execução imediata do projeto.
Em entrevista à TV Bahia, o presidente em exercício da Câmara, vereador Maurício Trindade (PMN), afirmou que desconhecia a falta do AVCB, mas garantiu que a Casa tomará as providências necessárias para regularizar a situação, caso haja algum erro administrativo. Trindade também destacou que a Câmara realizou uma revisão de segurança no ano passado, envolvendo hidrantes e brigadistas, e que não houve danos materiais significativos após o incêndio, como perdas de obras de arte ou documentos.
O fogo, que começou no teto do prédio devido a um curto-circuito, foi rapidamente controlado pelos brigadistas da Câmara, que estavam preparados para situações desse tipo. O incidente gerou apenas danos estruturais, mas não afetou materiais de valor histórico ou importante. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também fez uma vistoria no local, embora os detalhes da investigação ainda não tenham sido divulgados.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Homem desaparece após sair para encontrar mulher em Feira de Santana
Polícia Federal desmantela esquema de fraude ao INSS com prejuízo de R$ 1,5 milhão
Profissional do sexo é indiciado por extorsão em Santo Estevão