O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou, nesta quarta-feira (12), a importância de estreitar a relação com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Durante um evento no Palácio do Planalto, o petista mencionou que escolheu a ministra Gleisi Hoffmann para comandar a Secretaria de Relações Institucionais com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o governo e o Legislativo.
A declaração ocorreu durante uma cerimônia que tratou da ampliação do crédito consignado para trabalhadores do setor privado, garantido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Lula ressaltou que a presença da ministra na articulação política é um passo para eliminar distâncias e reforçar o compromisso do governo com a soberania do país e o bem-estar dos brasileiros. A escolha de Gleisi causou surpresa entre parlamentares que esperavam um nome ligado ao Centrão para a função.
Ainda durante o evento, Lula fez comentários sobre outros integrantes do governo. O presidente afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisa ter “mais charme” ao discursar e que nem sempre é “feliz quando pega o microfone”. A fala ocorreu enquanto destacava os desafios da equipe econômica na implementação de novas medidas.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também foi citado pelo presidente de forma descontraída. Lula o chamou de “cabeçudão do Ceará” ao mencionar sua atuação na articulação para a aprovação da reforma tributária. O presidente elogiou o empenho do parlamentar na negociação do texto e o trabalho do senador Jaques Wagner (PT-BA) no Senado.
A articulação política tem sido um ponto de atenção para o governo, que busca garantir apoio no Congresso para avançar com projetos estratégicos. A nova configuração da Secretaria de Relações Institucionais será testada nos próximos meses, especialmente diante das demandas do Legislativo e das negociações com diferentes blocos partidários.
Com a nomeação de Gleisi Hoffmann, Lula sinaliza que deseja um canal de diálogo mais direto e eficiente com deputados e senadores. A expectativa agora é sobre como a nova ministra conduzirá as tratativas e se conseguirá atender às expectativas do Congresso, garantindo governabilidade ao Executivo.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Governo pode enviar isenção de IR até R$ 5.000 na terça-feira
Governo ajusta orçamento para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás em 2025
Brasil busca negociação com EUA para evitar impacto em exportação de aço