A deputada Ivana Bastos tomou posse definitiva, nesta terça-feira (18), como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos. Em cerimônia no plenário, ela reafirmou o compromisso de atuar em prol da população e destacou o apoio dos colegas parlamentares. Ivana assumiu interinamente após o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foi oficializada na função após a leitura do termo de posse pelo deputado Samuel Junior (Republicanos).
Durante a sessão, os deputados aprovaram o reajuste de 6,27% para os professores da rede estadual, elevando o salário inicial para R$ 4.965,24 a partir de maio. A medida, enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues, mantém a remuneração acima do piso nacional da categoria. Ivana destacou a importância da valorização dos professores e celebrou a decisão unânime da Casa, ressaltando que, apesar das diferenças políticas, o Parlamento priorizou o interesse público.
Também foi aprovada a ampliação de 63 cargos comissionados na Casa Civil do Governo do Estado, por meio do Projeto de Lei 25.685/2025. As votações reforçaram o alinhamento entre o Legislativo e o Executivo na condução de pautas estratégicas para a administração pública.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Casos de estupro contra homens dobram na Bahia em 10 anos
Coleta de exames é ampliada em unidades de saúde de Lauro
MP pede suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira