O Ministério da Previdência Social solicitou a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, como ocorreu nos últimos anos. A equipe econômica do governo deve analisar o pedido nos próximos dias, mas ainda não há definição sobre a liberação dos recursos. Tradicionalmente, o pagamento ocorre no segundo semestre.
Se aprovado, o abono pode ser depositado entre abril e maio, mas depende de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O benefício será destinado a quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão em 2025. O governo não informou quantos segurados podem ser contemplados.
Em fevereiro, o INSS pagou R$ 82,2 bilhões a mais de 40 milhões de beneficiários. Desses, 28,5 milhões receberam um salário mínimo (R$ 1.518), enquanto 12,2 milhões ganharam valores superiores. Apenas 10,6 mil segurados receberam o teto previdenciário.
A antecipação do 13º tem sido adotada desde 2020 como estratégia para injetar recursos na economia. O governo ainda avalia o impacto da medida no orçamento antes de definir o cronograma oficial de pagamento.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
ONG “Olhando Por Você” oferece curso de Drywall em Santo Amaro e no Recôncavo Baiano
STF suspende julgamento de habeas corpus de Robinho
São Francisco do Conde celebra 87 anos com balanço positivo dos primeiros 100 dias de gestão