Bahia Política

Sem meias verdades

Especialistas alertam para os riscos da gripe em idosos e reforçam importância da vacinação

Foto: Ilustrativa

O número de hospitalizações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe aumentou 189% em 2024, em comparação com o ano anterior, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse cenário preocupante, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) realizam, nesta quarta-feira (26), o encontro Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza. O evento busca alertar a população sobre os perigos da gripe em pessoas com mais de 60 anos, especialmente durante o outono, período de maior circulação do vírus.

Os especialistas destacam que a sazonalidade da gripe, combinada com os baixos índices de vacinação, amplia os riscos para a população idosa. A queda das temperaturas em diversas regiões do país favorece a propagação do vírus, aumentando as chances de hospitalização. Além disso, estudos apontam que uma infecção por influenza pode ter impactos graves na saúde cardiovascular dos idosos, elevando em até dez vezes o risco de ataque cardíaco e em oito vezes o risco de acidente vascular cerebral (AVC) nos primeiros dias após a contaminação.

O impacto da gripe na saúde dos idosos também se reflete no aumento das admissões em unidades de terapia intensiva (UTIs), que cresceram 187%, além do crescimento de 157% no número de óbitos. Diante desses dados, os médicos reforçam a importância da vacinação contra a influenza como principal medida de prevenção, além de cuidados extras para evitar a exposição ao vírus, como higienização frequente das mãos e evitar locais fechados e aglomerados durante os períodos de maior circulação da doença.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.