O Banco Central divulgou nesta semana as datas previstas para o lançamento de novas funcionalidades no sistema Pix. A principal novidade, o Pix parcelado, deve estar disponível a partir de setembro de 2025. Já o Pix em garantia será lançado em 2026, e o autoatendimento para devolução de valores via Pix entra em funcionamento no dia 1º de outubro deste ano.
O Pix parcelado vai permitir que o pagador divida o valor de uma compra em parcelas, com crédito pré-aprovado, similar ao cartão de crédito com juros. O recebedor receberá o valor total à vista, enquanto o pagador quita em parcelas com acréscimo. A medida deve ampliar o uso do Pix no varejo, inclusive por consumidores que não têm acesso a crédito tradicional.
Outra inovação prevista é o Pix em garantia, que permitirá a empresas usarem valores futuros de transações Pix como garantia em operações de crédito. A proposta visa facilitar o acesso a crédito com juros menores para empreendedores, mas será liberada apenas em 2026 por exigir mais estrutura técnica.
Também em destaque está a modernização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que passará a contar com autoatendimento nos aplicativos bancários. A ferramenta agilizará a contestação de transações em casos de fraudes e golpes, sem necessidade de contato com o suporte do banco. Além disso, os comprovantes de Pix agora trazem ícones específicos para diferenciar transações agendadas das concluídas, ajudando a prevenir golpes com falsos comprovantes.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lauro de Freitas suspende festas juninas
PM apreende adolescente com drogas em Dias d’Ávila
STF cria nova indenização mensal de R$ 10 mil para juízes convocados