22 de novembro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Empresa não paga funcionários e lixo toma conta de Conceição do Jacuípe

A manhã desta segunda (7), começou com uma paralisação dos funcionários que trabalham na empresa Unilimp, vencedora da licitação para a coleta de lixo, de entulho, de podas de árvores, varrição e lavagem da Feira Livre da cidade de Conceição do Jacuípe.

Segundo a denúncia de vários funcionários, a Unilimp não está cumprindo a convenção coletiva, inclusive com denúncias salários atrasados, e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Limpeza Publica, Particular e Terceirizados de Feira de Santana e Região (Sintralp), a Unilimp já foi advertida diversas vezes pelo sindicato para cumprir o que a convenção coletiva, más a empresa infelizmente, não vem cumprindo, e ainda aparentemente não tem estrutura para manter o contrato com a prefeitura de Conceição do Jacuípe.

“Vou urgente agora para Conceição do Jacuípe, ouvir os trabalhadores, a empresa e se possível vamos decretar uma greve por tempo indeterminado; tive uma reunião com a empresa na última quinta-feira (3), más de nada adiantou, até agora as reclamações continuam. O dono da Unilimp, disse que vai ter uma reunião com a prefeita Tania Yoshida, no próximo dia 15/03, e que na oportunidade ele poderá deixar o contrato. Enquanto isso a empresa não está dando o cartão de alimentação, substituindo por uma cesta básica no valor de R$ 288,20 aos trabalhadores que preferiam receber o cartão alimentação para comprar os produtos escolhidos por eles mesmos”, declarou Rosalvo Ferreira, presidente do Sintralp.

Segundo apurou o Bahia Política, prefeita Tânia Yoshida (PSD), tem mantido os pagamentos em dia com a Unilimp, cumprindo rigorosamente o que diz no contrato, e nesse caso, por descumprimento,  a empresa poderá ser punida perante a lei, inclusive a prefeitura já abriu um processo administrativo  004/2022 que apura a regularidade da prestação de serviço por parte da empresa.

No dia 06/01/22 foi publicado no diário oficial uma notificação para que a Unilimp regularizasse a prestação do serviço previsto no contrato 254/2021 (comprovante das CTPS assinadas, e comprovações do recolhimento do FGTS e INSS).

Sobre a reunião do dia 15/03, a prefeitura de Conceição do Jacuípe desconhece esta solicitação.

Em contato com a Unilimp, o diretor da empresa disse que está corretamente em dia com os salários dos funcionários e desconhece o motivo da paralisação de hoje

“Sobre o o processo 004/2022 foi publicado mas não foi comunicado a empresa até a presente data. Se a prefeitura estiver insatisfeita, a Unilimp não ver dificuldade alguma na rescisão contratual de forma amigável”, declarou Luiz Araújo, diretor da empresa Unilimp.

Bahia Política


Bahia Política