Bahia Política

Sem meias verdades

Operação Prisma combate fraudes bancárias em Feira de Santana

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/BA), deflagrou na manhã desta terça-feira (8) a Operação Prisma, com foco no combate a fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras. A ação é resultado de uma investigação que revelou o uso de documentos falsos para abertura de contas bancárias em diversas cidades da Bahia.

De acordo com as investigações, ao menos sete contas foram abertas com dados falsificados nas cidades de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Valença, Amargosa e Cruz das Almas. O objetivo era viabilizar empréstimos fraudulentos, o que gerou um prejuízo superior a R$ 170 mil para os bancos envolvidos. A apuração contou com o suporte da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (Cefra), da Caixa.

A Polícia Federal rastreou o destino dos valores obtidos por meio das fraudes e conseguiu identificar parte do grupo envolvido no esquema. As investigações apontam que os suspeitos se beneficiaram diretamente dos empréstimos irregulares, utilizando os recursos para fins ainda sob apuração.

Nesta terça-feira, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em Feira de Santana. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do município. A operação segue em andamento e novos desdobramentos podem ocorrer ao longo da investigação.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.