O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tomou posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, em Brasília.
Durante o evento, Bruno destacou os desafios enfrentados pelos municípios diante das mudanças climáticas e dos eventos extremos que têm se intensificado nos últimos anos, como as fortes chuvas registradas em cidades como São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ). Segundo ele, o papel das prefeituras na prevenção de desastres naturais é cada vez mais essencial.

Salvador tem se tornado referência nacional em ações de prevenção, por meio da atuação da Defesa Civil (Codesal). A capital baiana já investiu mais de R$ 280 milhões nos últimos 12 anos em obras de contenção de encostas e aplicação de geomantas. A cidade também conta com o Cemadec, centro de monitoramento meteorológico em operação desde 2016, e o Cepedec, voltado à pesquisa e formulação de políticas públicas de segurança.
Além disso, a gestão municipal investe em educação e mobilização comunitária. Iniciativas como o Nupdec, o PDCE e simulados de evacuação têm fortalecido a participação da população na prevenção de riscos. Bruno Reis ainda agradeceu o trabalho do ex-presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, e parabenizou o novo presidente da entidade, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
STF torna réus mais 10 acusados de trama golpista
União Progressista fortalece Tarcísio e afasta PSD do PT na Bahia
Pablo Marçal vira réu por colocar grupo em risco em expedição