O aumento dos preços tem afetado diretamente o consumo de alimentos no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda. Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, 58% dos brasileiros estão comprando menos comida do que costumavam. Entre os mais pobres, o cenário é ainda mais grave: 67% relataram ter reduzido a compra de itens alimentares.
A inflação também tem alterado significativamente os hábitos de consumo da população. O levantamento mostra que 80% dos entrevistados mudaram comportamentos para conter gastos. As medidas mais comuns incluem evitar refeições fora de casa (61%), optar por marcas mais baratas de café (50%) e reduzir o uso de energia, água e gás (50%). Muitos também relataram diminuição no consumo de bebidas alcoólicas (49%) e até mesmo de medicamentos (36%).
O estudo aponta ainda que 25% da população afirma ter menos comida do que o suficiente em casa. Enquanto isso, 60% dizem possuir o necessário, e apenas 13% indicam ter alimentos em quantidade superior às suas necessidades.
Apesar dos dados alarmantes, o Datafolha observou que os índices se mantêm estáveis em relação à última edição da pesquisa, realizada em março de 2023. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, com 3.054 pessoas em 172 municípios, e possui margem de erro de dois pontos percentuais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Aposentadas participam de curso de bolos em Camaçari
João Neto critica suspensão da OAB e acusa racismo
Polícia recupera mais de 400 celulares roubados em Salvador