A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (15), o regime de urgência para a votação do projeto de lei que autoriza um novo empréstimo solicitado pelo governador Jerônimo Rodrigues. O valor, de até R$ 600 milhões, será contratado junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), com foco em obras de mobilidade urbana e infraestrutura. A proposta deve ir à votação já na próxima semana.
Esse é o 16º pedido de empréstimo feito pelo governo estadual em menos de dois anos. De acordo com o Projeto de Lei (PL 25.741/2025), os recursos contribuirão para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população. A proposta foi enviada em regime de urgência, o que indica prioridade na tramitação.
Apesar de ser o primeiro pedido de operação de crédito em 2025, o governador Jerônimo Rodrigues acumulou nove solicitações só em 2024, batendo recorde em volume de transações. As operações anteriores envolveram diferentes instituições financeiras, como BNDES, BID, BIRD e a própria Caixa, destinadas a áreas como segurança pública, mobilidade urbana, metrô e ações previstas no Plano Plurianual (PPA).
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Semu abre inscrições para curso gratuito de mecânica
Patrimônio de vereador levanta suspeitas em São Francisco do Conde
Título cancelado? Veja como resolver