A possível saída do deputado federal Mendonça Filho do União Brasil/PE ganhou um novo capítulo. Além das disputas internas dentro do partido, envolvendo os grupos de Antônio Rueda e ACM Neto contra o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um fator pessoal pode pesar ainda mais na decisão: a rivalidade com o deputado Dudu da Fonte (PP/PE).
Segundo um parlamentar baiano, a principal motivação para a saída de Mendonça seria a federação com o Progressistas. “Se a saída do Mendonça se concretizar, será por conta da federação com o Progressista”, afirmou, destacando que a resistência do pernambucano está ligada diretamente ao embate com Dudu da Fonte.
A disputa entre os dois parlamentares se intensificou com a possibilidade de o Progressistas assumir o comando da federação em Pernambuco. Dudu da Fonte, atual presidente do PP no estado, estaria articulando para usar a federação como trampolim para se lançar ao Senado em 2026, o que aumenta ainda mais o atrito com Mendonça Filho.
Nos bastidores, a avaliação é de que a convivência entre os dois na mesma estrutura federativa seria inviável. A crescente animosidade, somada à disputa por espaço político no estado, torna cada vez mais provável a desfiliação de Mendonça caso a federação entre PP e União Brasil se concretize.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Carlos Lupi reassume presidência do PDT
Justiça cobra explicações sobre viagens de Janja
Camaçari marca presença em conferência de saúde do trabalhador